Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo

Suspensão no pagamento do 13° do Bolsa Família? Na última semana houve alguns boatos de que o benefício seria suspenso por falta de verba por parte do governo federal. Anunciado desde o mês de outubro, o programa estaria liberando o auxílio para cerca de 13 milhões de brasileiros durante as próximas semanas.

Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo
Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo

Mediante tais acusações, o governo federal se pronunciou por meio de Otáviano Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República. Em entrevista, o servidor informou que trata-se de acusações mentirosas e que o pagamento está totalmente garantido dentro do orçamento. Em sua fala, afirmou que não há preocupações quanto ao fechamento das folhas do governo, uma vez em que todas estão seguindo o fluxo previsto para este fim de ano.

“Eu conversei com o ministro Osmar Terra [Cidadania], ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”, disse Rêgo Barros.

Leia também: 13° salário do Bolsa Família: saiba quanto vai receber

Ainda segundo Rêgo, o Ministério da Cidadania estaria disponível para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a liberação do recurso. Ele ressaltou a importância dos brasileiros ouvirem os portais de comunicação oficiais do governo, responsáveis por manter todos atualizados sobre as ações públicas.

Caso o valor não fosse o suficiente, o porta-voz informa que o próprio ministério poderia remanejar dinheiro de outras áreas.

Os boatos tiverem início a partir de uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo. No texto, o veículo acusou o governo de ter uma verba insuficiente para quitar o benefício. Segundo o jornal, o orçamento destinado ao programa, vinculado ao Ministério da Cidadania, não contemplava o valor necessário.

Em seu twitter, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre afirmando se tratar de uma fake news. Conhecido também por suas declarações na rede, Bolsonaro informou que a reportagem deveria ser considerada como uma mentira e que em momento algum o governo forneceu tais informações.

Origem do pagamento para o 13° do Bolsa Família

A liberação do 13º vem sendo divulgada como uma promessa desde a campanha eleitoral de Bolsonaro. Em outubro deste ano foi comprovado o pagamento por meio da Medida Provisória Nº 898. O pagamento prevê uma injeção de R$ 2,58 bilhões na economia nacional.

O valor será creditado na folha de pagamento do mês de dezembro. Seguindo o calendário do mês, com depósito conforme o último número do benefício.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.