Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo

Suspensão no pagamento do 13° do Bolsa Família? Na última semana houve alguns boatos de que o benefício seria suspenso por falta de verba por parte do governo federal. Anunciado desde o mês de outubro, o programa estaria liberando o auxílio para cerca de 13 milhões de brasileiros durante as próximas semanas.

Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo
Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo

Mediante tais acusações, o governo federal se pronunciou por meio de Otáviano Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República. Em entrevista, o servidor informou que trata-se de acusações mentirosas e que o pagamento está totalmente garantido dentro do orçamento. Em sua fala, afirmou que não há preocupações quanto ao fechamento das folhas do governo, uma vez em que todas estão seguindo o fluxo previsto para este fim de ano.

“Eu conversei com o ministro Osmar Terra [Cidadania], ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”, disse Rêgo Barros.

Leia também: 13° salário do Bolsa Família: saiba quanto vai receber

Ainda segundo Rêgo, o Ministério da Cidadania estaria disponível para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a liberação do recurso. Ele ressaltou a importância dos brasileiros ouvirem os portais de comunicação oficiais do governo, responsáveis por manter todos atualizados sobre as ações públicas.

Caso o valor não fosse o suficiente, o porta-voz informa que o próprio ministério poderia remanejar dinheiro de outras áreas.

Os boatos tiverem início a partir de uma reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo. No texto, o veículo acusou o governo de ter uma verba insuficiente para quitar o benefício. Segundo o jornal, o orçamento destinado ao programa, vinculado ao Ministério da Cidadania, não contemplava o valor necessário.

Em seu twitter, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre afirmando se tratar de uma fake news. Conhecido também por suas declarações na rede, Bolsonaro informou que a reportagem deveria ser considerada como uma mentira e que em momento algum o governo forneceu tais informações.

Origem do pagamento para o 13° do Bolsa Família

A liberação do 13º vem sendo divulgada como uma promessa desde a campanha eleitoral de Bolsonaro. Em outubro deste ano foi comprovado o pagamento por meio da Medida Provisória Nº 898. O pagamento prevê uma injeção de R$ 2,58 bilhões na economia nacional.

O valor será creditado na folha de pagamento do mês de dezembro. Seguindo o calendário do mês, com depósito conforme o último número do benefício.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.