Bancos se preparam para feirão com ofertas que chegam a 92% de desconto nas dívidas

Oportunidade para limpar o nome na praça. Na última quinta-feira (21), o Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febran) definiram a data do feirão bancário. Marcado para ocorrer entre os dias 2 e 6 de dezembro, o evento tem como objetivo renegociar dívidas com clientes das mais variadas agências bancárias espalhadas por todas as 27 capitais do país.

Bancos se preparam para feirão com ofertas que chegam a 92% de desconto nas dívidas
Bancos se preparam para feirão com ofertas que chegam a 92% de desconto nas dívidas

Entre os bancos participantes, estarão o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Banrisul e Itaú. Ao todo, serão 261 agências nacionais em missão de renegociação. Para atender ao grande fluxo de clientes, as unidades terão reajuste no horário de funcionamento. Entre os dias da ação, as agências funcionarão até as 20h.

Leia também: Feirão SPC: descontos podem chegar a 90%

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, o feirão irá atingir cerca de 144 milhões de brasileiros. Ele afirma que trata-se de uma oportunidade para reaver débitos com descontos ofertados para ajudar o brasileiro a se regulamentar com o banco. Também lembra que para as unidades bancárias, é uma forma de reaver lucros e aumentar margens mediante aos pagamentos.

Ofertas dos bancos no feirão

O evento não estabelece preços e taxas igualitárias para as agências. Cada banco poderá desenvolver sua oportunidade de renegociação com seus clientes.

O Banco do Brasil, por exemplo, já informou que dará até 92% de desconto para aqueles que desejarem liquidar suas dívidas. O prazo de pagamento será de até 120 meses, tendo uma carência de 180 dias.

Poderão participar do mutirão do BB, aqueles que possuírem conta (pessoa física) com operações de créditos vencidas. A negociação será feita independentemente da faixa de renda e do tempo de inadimplência.

Já o Santander estará com descontos de até 90%. Seus clientes com dívidas de até 60 dias, terão redução de 20% das taxas. Já os débitos mais antigos contarão com reajustes de até 90%.

Na Caixa Econômica Federal, também serão ofertados até 90% de descontos. O valor total será destinado para os clientes que pagarem à vista e possuam dividas há mais de um ano. Quem desejar parcelar o débito terá um prazo de até 96 meses.

Quanto ao Itaú e Bradesco, ainda não foram informadas as condições de empréstimo e ajustes para seus clientes.

Educação financeira

Além do feirão, a Febran deseja realizar mais três medidas de conscientização financeira. A primeira será a criação de uma plataforma que irá medir a saúde financeira dos cidadãos; a segunda será uma premiação para incentivar ações de educação financeira; e a terceira será uma semana de Estratégia Nacional de Educação Financeira, em maio, que também contará com a renegociação de dívidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.