IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul já tem prazos e valores definidos; veja!

Atenção motoristas sul-mato-grossenses, foram liberadas as datas e valores de pagamento do IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul. Os proprietários deverão quitar o primeiro valor até o mês de janeiro de 2020 e contarão com descontos de até 50%. Os boletos estarão sendo distribuídos a partir do dia 3 de dezembro pelos correios.

IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul já tem prazos e valores definidos; veja!
IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul já tem prazos e valores definidos; veja!

As condições especiais serão destinadas para aqueles que estão com pagamento atrasado, e forem efetuar a quitação dos anos anteriores. Quem desejar pagar o valor de uma única vez, poderá ser beneficiado com 15% de desconto.

Leia também: Governo permite IPVA 2020 com descontos de 80%? Veja se a mensagem é real

Já quem não tiver condições e preferir parcelar, poderá dividir o imposto em até 5 vezes, pagando a primeira cobrança impreterivelmente no dia 31 de janeiro de 2020.

Descontos no IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul

Nos carros de passeio usados, o desconto continuará de 25% e a alíquota corresponderá a 3,5%. Os proprietários de motos receberam 50% de desconto no primeira pagamento do imposto, com uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE. Os caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos continuarão sem precisar pagar a primeira tributação.

Confira o valor das alíquotas

As alíquotas são aplicadas sobre o valor venal do automóvel. Para veículos semi novos é considerado seu preço de mercado conforme atualização da tabela Fipe. Os automóveis zero quilômetro ou que pagarão o imposto pela primeira vez, consideram o valor da nota fiscal.

Dados do governo estadual afirmam que somente para o IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul, há mais de 1,5 milhão de veículos a serem cobrados.

Quanto à distribuição do imposto, segundo o superintendente de Administração Tributária, Waldomiro Morelli Junior, 50% do IPVA é ofertado para os municípios.

O restante da quantia é enviado para o Estado, que utiliza a verba para investir em obras e ações que visem uma melhoria na saúde, educação, cultura, etc.

Aqueles que não pagarem, estarão sujeitos a suspensão de seus automóveis, acréscimo de juros e ficarão com o nome sujo no governo. É importante lembrar que não há uma multa de trânsito assegurada por Lei para os motoristas que estejam com o documento pendente.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile