Informe de rendimento INSS: veja como consultar

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que declararam Imposto de Renda devem apresentar o informe de rendimento INSS para à Receita Federal. Procedimento pode ser realizado online e gratuitamente.

Informe de rendimento INSS: veja como consultar
Informe de rendimento INSS: veja como consultar

O informe de rendimento do INSS é aplicável às pessoas que têm algum vínculo de aposentadoria ou outro benefício com o Instituto. O documento deverá ser apresentado durante a prestação de contas do Imposto de Renda.

É direito de todo aposentado e pensionista fazer a emissão deste documento. Com ele, haverá a comprovação frente ao órgão fiscalizador de seus rendimentos mensais e anuais.

Leia também: Senado aprova novo cálculo da aposentadoria do INSS

No Informativo de Rendimentos (IR) é detalhado os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte, além de informar a parcela isenta de aposentadoria no caso dos maiores de 65 anos.

Para realizar a consulta é necessário acessar o Meu INSS, portal do Governo Federal para contribuintes. A ação pode ser realizada tanto via site, quanto disponível para Android e iOS.

Como solicitar o informativo de rendimento INSS

Etapa 1 – Acesse o portal de serviços Meu INSS pelo computador e clique no ícone do canto superior direito da página;

Etapa 2 – Faça o login e preencha as informações como CPF e senha. Caso não esteja cadastrado, é possível criar uma conta no portal;

Etapa 3 – Após fazer login, clique na seção “Autorizo”, para permitir que o portal de serviços do INSS acesse as suas informações cadastradas e de arquivo;

Etapa 4 – Para finalizar, clique em “Extrato para Imposto de Renda (IR)”, disponível na lateral esquerda da tela, para emitir o seu comprovante de rendimentos junto ao INSS.

Após a emissão do documento, é só apresentar à Receita Federal, junto aos outros documentos necessários para a declaração de imposto de renda.

O Informe de Rendimentos (IR)

Documento é solicitado à todos os perfis de cidadão que declaram imposto de renda. O documento, que é informado também pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.