Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais

Atenção sergipanos, aqueles que estiverem com o IPVA em situação de débito terão uma oportunidade de renegociação. Nessa segunda-feira (18), a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) deu inicio a uma medida que tem como objetivo reduzir o número de inadimplência no que diz respeito ao IPVA e demais débitos do Tesouro Estadual.

Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais
Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais

Segundo seus representantes, a ideia é que ao proporcionar uma oportunidade de renegociação com descontos, os brasileiros regularizem suas situações financeiras de modo que possa aquecer a economia. A partir da ação, espera-se que os empresários sejam auxiliados nesse processo, elevando a arrecadação do Estado.

Leia também: Black Friday concede descontos no IPVA atrasado do estado de São Paulo

Além do IPVA, é possível quitar dividas referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),  por meio do Programa de Regularização Fiscal (Refis).

Para dar entrada no processo é preciso acessar o site da Sefaz e ficar atento aos prazos de adesão e parcelamento. Estão sendo oferecidas diversas condições que variam de acordo com o valor do débito de cada cadastrado.

Prazos de pagamento do IPVA

Para limpar o nome, é preciso que o cidadão pague a conta até o dia 20 de dezembro. Há a possibilidade de pagar a vista, sendo contemplado com um desconto ainda maior que pode variar entre 95% (em casos de multas) e 80% (caso de juros).

Entretanto, quem desejar parcelar poderá renegociar entre os dias 21 e 27 de dezembro, com a possibilidade de dividir a quantia em até 120 meses. No caso do IPVA, o prazo será único e terá encerramento no dia 27.

É válido ressaltar que os motoristas em situação de inadimplência podem ter seus carros confiscados, além de receber da Sefaz uma notificação que determina o prazo de 30 dias para poder regularizar sua situação.

Caso descumpra o chamado, automaticamente a secretaria gera um Auto de Infração, onde a multa corresponde a 100% o valor do imposto.

“Hoje sergipe possui cerca de 258 mil veículos inadimplentes com o IPVA, um número alto e que representa quase R$ 155 milhões de reais. O refis é a oportunidade ideal para este cidadão regularizar sua situação de forma parcelada, e mais confortável para o seu bolso”, explicou Rosa Amélia, gerente de IPVA da Sefaz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.