Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais

Atenção sergipanos, aqueles que estiverem com o IPVA em situação de débito terão uma oportunidade de renegociação. Nessa segunda-feira (18), a Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) deu inicio a uma medida que tem como objetivo reduzir o número de inadimplência no que diz respeito ao IPVA e demais débitos do Tesouro Estadual.

Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais
Dívidas do IPVA Sergipe podem ser negociadas com condições especiais

Segundo seus representantes, a ideia é que ao proporcionar uma oportunidade de renegociação com descontos, os brasileiros regularizem suas situações financeiras de modo que possa aquecer a economia. A partir da ação, espera-se que os empresários sejam auxiliados nesse processo, elevando a arrecadação do Estado.

Leia também: Black Friday concede descontos no IPVA atrasado do estado de São Paulo

Além do IPVA, é possível quitar dividas referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS),  por meio do Programa de Regularização Fiscal (Refis).

Para dar entrada no processo é preciso acessar o site da Sefaz e ficar atento aos prazos de adesão e parcelamento. Estão sendo oferecidas diversas condições que variam de acordo com o valor do débito de cada cadastrado.

Prazos de pagamento do IPVA

Para limpar o nome, é preciso que o cidadão pague a conta até o dia 20 de dezembro. Há a possibilidade de pagar a vista, sendo contemplado com um desconto ainda maior que pode variar entre 95% (em casos de multas) e 80% (caso de juros).

Entretanto, quem desejar parcelar poderá renegociar entre os dias 21 e 27 de dezembro, com a possibilidade de dividir a quantia em até 120 meses. No caso do IPVA, o prazo será único e terá encerramento no dia 27.

É válido ressaltar que os motoristas em situação de inadimplência podem ter seus carros confiscados, além de receber da Sefaz uma notificação que determina o prazo de 30 dias para poder regularizar sua situação.

Caso descumpra o chamado, automaticamente a secretaria gera um Auto de Infração, onde a multa corresponde a 100% o valor do imposto.

“Hoje sergipe possui cerca de 258 mil veículos inadimplentes com o IPVA, um número alto e que representa quase R$ 155 milhões de reais. O refis é a oportunidade ideal para este cidadão regularizar sua situação de forma parcelada, e mais confortável para o seu bolso”, explicou Rosa Amélia, gerente de IPVA da Sefaz.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.