13° salário do Bolsa Família: qual melhor destino para a renda extra?

No final desse ano, os beneficiários receberão o pagamento do 13° salário do Bolsa Família, como o aprovado pelo governo. O governo iniciará o pagamento da renda extra no mês de dezembro. Com o dinheiro à mais muitos beneficiários não sabem a melhor forma de usá-lo.

13° salário do Bolsa Família: qual melhor destino para a renda extra?
13° salário do Bolsa Família: qual melhor destino para a renda extra?

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país.

O valor a ser recebido na parcela adicional é o mesmo do benefício mensal que já é pago para a família, variando de acordo com a composição familiar.

Leia também: Bolsa Família excluiu 1,15 milhão de beneficiados nos últimos meses

A decisão do pagamento do 13º salário do Bolsa Família vai beneficiar 13,5 milhões de pessoas de baixa renda em diversas áreas do pais, principalmente os moradores da região Nordeste. Região que tem o maior número de cadastrados.

O programa do Bolsa Família atende famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda mensal de R$ 89,00 e famílias em situação de pobreza, com renda entre 89,01 reais e 178,00 reais mensais.

Algumas formas de usar o 13° salário do Bolsa Família:

  1. Quitar ou negociar dívidas

É preciso dar prioridade as dívidas que estão tirando o seu sono, que tem taxas de juros altas como cartão de crédito e cheque especial. Entre em contato com o banco e negocie uma forma de pagamento.

  1. Reservar

Reserve uma parte, como se fosse uma reserva de emergência, para ter à disposição, caso aconteça algum imprevisto. Assim é possível usar o dinheiro e evitar fazer novas dívidas. A poupança é uma opção para deixar o dinheiro reservado, para pegar quando necessário.

  1. Consuma com cautela

Escolha as compras que irá gastar menor valor do 13º salário. Realize pesquisas de preços e aproveite a Black Friday, pesquisando as melhores ofertas, para comprar os presentes de final de ano sem se endividar.

  1. Invista na ceia de natal ou ano novo

No final do ano, queremos fazer uma ceia para comemorar mais um ano que passou. Com o 13º do programa é possível fazer uma ceia para sua família.

  1. Aproveite para sustentar as compras de remédios

O 13º pode servir para a compra de remédios, já que alguns sempre estão em falta nas farmácias do governo.

6. Use a quantia para compra do material e uniforme escolar 

A partir de fevereiro as crianças voltam para a escola, talvez esse seja o momento de trocar as peças do uniforme por um número maior. E aproveitar para fazer a compra de caderno, lápis, caneta, mochila e todo o material necessário para uso escolar.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.