O governo federal digitalizou todos os serviços relacionados a Previdência Social. Agora, o atendimento do INSS podem ser agendados através de dois canais eletrônicos e sem sair de casa. O órgão tem como com o objetivo de melhorar os fluxos nas agências e trazer mais comodidade aos segurados.
Desde o mês de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou a oferecer 90 de seus 96 serviços por canais eletrônicos.
Leia também: Pente fino do INSS: quem serão os convocados?
Muitas vezes, os beneficiários iniciam algum requerimento e quando o INSS vai analisar para conceder ou não o benefício, é verificado a necessidade de documentos complementares para a conclusão do requerimento.
Quando isso ocorre, o beneficiário é avisado por e-mail ou carta. Após essa notificação, o solicitante deve realizar a apresentação desses documentos, chamado de cumprimento de exigência.
Antes, os beneficiários deveriam ir pessoalmente para agendar o atendimento do INSS e depois irem novamente para apresentar a documentação. Agora, o beneficiário pode realizar o agendamento de Cumprimento de Exigência, por dois canais disponibilizados pelo Instituto.
Os canais eletrônicos são: aplicativo Meu INSS ou uma ligação para a Central Telefônica de número 135.
Pelo aplicativo o solicitante deve estar com os documentos complementares, depois acessar o aplicativo e ir na aba “Agendamentos/Requerimentos”. Logo depois, clicar em “Novo Requerimento” e em “Cumprimento de Exigência”.
Se o solicitante não conseguir realizar o agendamento, ele pode ser realizado ligando no 135. Esse processo é realizado apenas quando é informado o número de protocolo de requerimento, que consta no comprovante de solicitação do benefício.
Depois disso o beneficiário deverá ir até a agência, no dia agendado e realizar a apresentação dos documentos. O serviço pode ser marcado para atendimento do INSS em qualquer agência.
Mesmo assim alguns serviços como prova de vida e perícia médica continuam sendo realizados de forma presencial.
Outros serviços podem ser realizados pelos canais eletrônicos como:
- Pedido de aposentadoria por idade;
- Pedido de aposentadoria por tempo de contribuição;
- Pensão por morte;
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
- Salário maternidade;
- Carta de concessão de benefício;
- Agendamento de perícia médica;
- Extrato de imposto de renda;
- Cálculo de contribuições em atraso;
- Revisão;
- Recursos;
- Resultado de perícia médica e entre outros.