13° salário: como usar valor da melhor forma?

O fim do ano está chegando e muitas pessoas já começam a receber parte do seu 13° salário. Muitos dos trabalhadores que receberam o seu dinheiro começam a pensar na melhor forma de utilizá-lo. Veja algumas dicas do que faze com o salário extra.

13º salário: como usar valor da melhor forma?
13º salário: como usar valor da melhor forma?

O 13º é uma garantia da lei brasileira e tem uma variedade de propósitos, entre eles aquecer a economia no final de ano. As empresas têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela do benefício.

Leia também: Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas

Já a segunda parcela pode ser depositada até o dia 20 de dezembro. A renda extra serve para diversas situações, entre elas colocar as contas em dia.

Como aproveitar melhor o 13° salário:

  1. Quitar ou negociar dívidas

É preciso dar prioridade as dívidas que são mais caras, que têm taxas de juros altas como cartão de crédito e cheque especial.

Entre em contato com o banco e realize a quitação dessa dívida ou negocie uma forma de pagamento.

  1. Reservar

Não pense que o 13º será utilizado apenas para compras e pagamento de dívidas. Reserve uma parte, como se fosse uma reserva de emergência, para ter à disposição, caso aconteça algum imprevisto. Assim é possível usar o dinheiro e evitar fazer novas prestações.

Para isso, o investimento escolhido precisa ter duas características principais: a possibilidade de você sacar o dinheiro rapidamente sempre que precisar e de resgatá-lo sem prejuízo independentemente do momento. Fundos DI e títulos públicos atrelados à taxa básica de juros, a Selic, são investimentos com essas características.

  1. Pagar as despesas do início do ano

No início do ano há diversos impostos que devem ser pagos como IPTU e IPVA. Além disso outros gastos como material escolar e férias sem planejamento consomem boa parte do dinheiro.

Com isso ,é possível usar a reserva feita com o 13° salário para quitar ou pagar parte dessas dividas, já que pagando à vista é possível conseguir descontos e assim não irá comprometer o seu orçamento do primeiro semestre do ano.

  1. Consuma com cautela

Nessa época do ano é difícil priorizar um gasto. Ainda que você tenha dívidas não quer deixar de viajar nas férias ou de presentear seus amigos e familiares no final do ano.

Entretanto, planejar as compras irá gastar menos o 13º salário. Realize pesquisas de preços e aproveite a Black Friday, pesquisando os melhores preços, para comprar os presentes de final de ano sem se endividar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!