Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas

Boas notícias para aqueles que estão aguardando o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro (13º) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficio começará a ser pago a partir do dia 25 de novembro, tendo como prazo limite o dia 6 de dezembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios. A primeira parcela do 13° salário do INSS foi paga em agosto.

Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas
Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas

Saiba os prazos determinados para cada grupo e quem terá o direito de realizar o saque no texto abaixo.

Leia também: Tabela do INSS: veja como consultar data de pagamento

Quem tem direito de receber o 13º salário do INSS

Segundo dados liberados pelo INSS, cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas poderão retirar a segunda parcela do abono anual. Aqueles que receberam, ao longo de 2019, benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário maternidade poderão desfrutar da quantia extra.

Entretanto, os beneficiários cadastrados depois de janeiro do ano passado, não poderão contemplar do valor total, recebendo apenas a quantia proporcional ao tempo de cadastro. Quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade vai contar com o abono também proporcional ao período utilizado esse ano.

Não estão contemplados no pagamento do 13° salário do INSS aqueles que recebem os benefícios assistenciais, sendo estes: Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV.

Entenda a tabela de calendário de pagamento

Com início em 25 de novembro para quem recebe até um salário mínimo, o beneficiário, ao conferir a tabela, precisa estar atento aos dígitos de seu cartão, enumerados de 1 a 9. Cada numeral corresponderá a uma data de pagamento. Vale o último número antes do dígito.

O pagamento de 50% do 13° salário do INSS foi incluso na folha de novembro. Para consultar as datas de pagamento dos benefícios, acesse o portal portal Meu INSS ou confira a tabela abaixo:

Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 998 em 2019)

  • Benefício com Final 1: crédito em 25/11
  • Benefício com Final 2: crédito em 26/11
  • Benefício com Final 3: crédito em 27/11
  • Benefício Final 4: crédito em 28/11
  • Benefício Final 5: crédito em 29/11
  • Benefício Final 6: crédito em 2/12
  • Benefício Final 7: crédito em 3/12
  • Benefício Final 8: crédito em 4/12
  • Benefício Final 9: crédito em 5/12
  • Benefício Final 0: crédito em 6/12

Para quem ganha acima de um salário mínimo (mais de R$ 998)

  • Benefícios com finais 1 e 6: recebem em 2/12
  • Benefícios com finais 2 e 7: recebem em 3/12
  • Benefícios com finais 3 e 8: recebem em 4/12
  • Benefícios com finais 4 e 9: recebem em 5/12
  • Benefícios com finais 5 e 0: recebem em 6/12

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.