Tabela do INSS: veja como consultar data de pagamento

Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) anunciou algumas mudanças na realização dos pagamentos previstos a partir de 2020. Segundo o Instituto, todos os beneficiários passarão a receber o primeiro valor através de um cartão magnético que também poderá ser utilizado para a função de débito. O cronograma de pagamentos seguirá usando como base a tabela do INSS.

Tabela do INSS: veja como consultar data de pagamento
Tabela do INSS: veja como consultar data de pagamento

A confirmação vem gerando muitas dúvidas entre os trabalhadores, que estão questionando o tempo correto de retirar o valor, tipos de saques, organização da tabela, entre outras. Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais para que os segurados saibam como consultar a sua data de pagamento.

Leia também: Pente fino do INSS vai convocar beneficiados para averiguação

O que é a tabela de pagamentos e para que serve?

A tabela de pagamento de beneficio é uma medida criada para organizar as datas de saques dos benefícios de modo que consiga pré determinar um tempo especifico para cada grupo de segurados.

Por meio dela, é possível evitar um grande fluxo e congestionamento financeiro nas agências bancárias, uma vez em que com as datas divulgadas, a quantidade de beneficiários que podem receber fica limitada por dia.

Sua programação é divida em duas partes:

  • Tabela de pagamento de benefícios INSS para quem recebe até um salário mínimo;
  • Tabela de pagamento de benefícios INSS para quem recebe mais de um salário.

Primeiramente, até o 5º dia útil do mês, recebem aqueles que possuem renda fixa de até um salário mínimo. Na sequência, até o 5º dia útil do mês seguinte, o pagamento é autorizado para quem tem um salário acima do piso.

É importante estar atento ao quantitativo dos dias, para que não haja erros no recebimento. Em caso de feriados, por exemplo, o saque é autorizado no dia útil posterior.

O agrupamento de beneficiários é dividido segundo o número do seu benefício

Na tabela consta não só os dias de pagamento, como também a conta, banco e agência, informados na realização do cadastro do beneficiário. Desse modo, é preciso conferir a sequência numérica própria para poder saber o agrupamento e especificação da data.

A numeração é simples, basta conferir os 9 dígitos presentes no próprio cartão, tendo o penúltimo como o número de base. Exemplo: cartão de numeração 012.345.678-9, ao olhar a tabela irá procurar pela data correspondente ao numeral  8.

Benefício inclusos na tabela do INSS:

  • Aposentadoria por invalidez; idade; tempo de contribuição;
  • Auxílio doença;
  • Auxílio acidente;
  • Salário maternidade (pago pelo INSS);
  • Salário Família (pago pelo INSS).
  • Idosos com 65 anos ou mais;
  • Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Como consultar a tabela de pagamento INSS?

Anteriormente, a consulta só poderia ser feita presencialmente em uma agência da Caixa. Entretanto, agora é possível ter acesso a todas as informações do benefício por meio do Meu INSS.

Baixando o aplicativo que está disponível para aparelhos com sistema IOS e Android, o calendário é atualizado e pode ser consultado dentro do APP.

Para acessar informações minuciosas e específicas sobre o pagamento, basta entrar no site da Previdência Social, escolher a aba INSS e clicar em  “histórico de pagamento de benefício”. Na sequência, direcione-se a opção “emitir extrato”.

Ao carregar a página você deve procurar a opção “extrato previdenciário CNIS”, fazendo um login e emitindo o documento apresentando o número do benefício, sua data de nascimento, o nome do beneficiário e o número do seu CPF.

Pronto, consulta realizada! Agora, quem quiser resolver por ligação, pode telefonar para a central de atendimento através do número 135. Ao fornecer seus dados, a atendente lhe informará as datas, o que é preciso para sacar, tempo previsto, entre outras dúvidas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.