CNH Social ES: Detran divulga lista de aprovados no programa

Boas notícias para os moradores do Espírito Santo que estavam tentando dar entrada no programa CNH Social. Nessa segunda-feira (18), o Detran/ES divulgou a lista de suplentes aprovados na segunda chamada. Somente este ano, foram realizadas mais de 107 mil inscrições que contaram com cerca 5 mil candidatos aprovados.

CNH Social ES: Detran divulga lista de aprovados no programa
CNH Social ES: Detran divulga lista de aprovados no programa

Divulgada às 14h, a lista consta o nome de todos que agora precisam dar inicio a fase de protocolo para registrar sua classificação. Para isso, é preciso acessar o link da CNH Social e dirigir-se até a área matrícula online. Nela será possível fornecer todos os dados pessoais como nome, RG, CPF, carteira de habilitação, entre outros.

Leia também: Mudanças na emissão da CNH podem baratear primeira habilitação

Ao todo, 675 candidatos foram contemplados nesse momento e precisam estar atentos aos prazos para não perderem o benefício.

Além de efetuar a matricula online, é necessário ir até o CFC, fazer a coleta biométrica em uma das unidades do Detran, solicitar o exame Toxicológico no laboratório credenciado (no caso de candidato a categoria D ou E) e concluir os Exames Médico e Psicológico.

Para a efetivação do benefício, todas as atividades devem ser feitas dentro dos próximos 15 dias, já em vigor a partir de hoje (19). Aqueles que não conseguirem cumprir o solicitado estarão automaticamente desclassificados e perderão a oportunidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.

Segundo o diretor-geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, a ação tem como objetivo possibilitar que todos possam ter acesso a carteira de motorista. Ele afirmou que, com todas as vagas preenchidas o órgão obtém um maior sucesso na obtenção da CNH.

Lista de suplentes da CNH Social

Pela primeira vez o programa realizou um segundo chamado para suprir as vagas não preenchidas anteriormente. No começo do ano, foram convocados 557 suplentes, entretanto devido ao não cumprimento dos prazos e medidas estabelecidas muitos perderam a candidatura, possibilitando uma segunda lista.

Para não perdermos essas vagas e beneficiarmos mais pessoas, incluímos pela primeira vez a lista única de espera, que oferece melhor aproveitamento do programa e mais oportunidades para os inscritos. Além desta novidade, nesta edição aumentamos o número de vagas para as categorias profissionais, porque queremos que as pessoas de baixa renda de todo o Estado tenham um requisito a mais para buscarem emprego, conquistarem independência e autoestima. Foram 5.000 vagas em duas fases do programa até agora e, até 2022, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, vai ofertar um total de 25 mil carteiras de motorista para promover inclusão social”, afirmou Givaldo Vieira.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.