Meu INSS: conheça funções do aplicativo

Depois de uma semana da aprovação, em primeiro turno, da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o aplicativo Meu INSS teve um disparo em números de downloads nos aparelho de Android e iOS.

Meu INSS: conheça funções do aplicativo
Meu INSS: conheça funções do aplicativo

Conheça quais as funções disponíveis no Meu INSS, que tornam o aplicativo tão aderido. A poupança de tempo é o grande destaque, já que não há necessidade de comparecer até a agência para tarefas básicas.

Leia também: Seguro Desemprego vai ter descontos do INSS, conforme informou o governo

Extratos previdenciários CNIS

Nesse ambiente é possível conferir o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, e ver quanto tempo falta para se aposentar. Ele também permite saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.  

Aposentadorias Urbanas

Ao clicar nesse tópico, o trabalhador terá duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Em qualquer uma dessas opções, o sistema irá analisar se o contribuinte já cumpre todos os requisitos para receber o benefício da aposentadoria.

Caso isso ocorra, o segurado pode requerer e acompanhar o pedido de aposentadoria pelo site. Só será necessário comparecer a uma agência quando houver inconsistência nas informações fornecidas pelo site e for preciso apresentar algum documento para dar início ao processo.

Salário Maternidade

Nesse é necessário preencher os dados solicitados. Os sistemas do INSS realizam uma busca instantânea e identificam se o benefício já pode ser concedido sem a necessidade do comparecimento a uma agência.

Se não for possível a concessão automática, a segurada deve acompanhar o pedido, diretamente pelo Meu INSS, e aguardar que o INSS faça o ajuste dos dados cadastrais. O prazo máximo para realização desses ajustes é de até 30 dias.

Quando o benefício não pode ser concedido de forma automática, a plataforma faz o encaminhamento para uma agência do INSS.

Histórico de Crédito de Benefício 

Mostra a renda mensal, daqueles que recebem o benefício e pode ser apresentado para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outros.  

Agendamentos

Pode ser solicitado agendamento de perícia para o primeiro pedido do benefício ou para a prorrogação.

Resultado

Pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS podem consultar o resultado pelo aplicativo

Carta de Concessão 

Quando o cidadão ganha um benefício, o documento sobre a concessão e as informações relativas ao banco responsável pelo pagamento ficam disponíveis no aplicativo.

Outra função é a atualização de dados cadastrais, os beneficiários precisam manter seus dados atualizados junto ao INSS, para que o seu benefício não seja bloqueado.

Caso seja necessário realizar mudança em qualquer informação pessoal ela pode ser feita pelo aplicativo.

E também é possível realizar a conta com uma calculadora que mostra o tempo que falta para se aposentar.

Para usar o aplicativo é só criar uma conta e fornecer seus dados para realizar o cadastro e depois o aplicativo pode ser utilizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!