Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18

Na última sexta-feira, a Receita Federal autorizou a consulta para aqueles que estão no sexto lote de restituição do IR. A decisão de antecipação foi tomada devido ao feriado de 15 de novembro, com o objetivo de não atrasar os processos. Esse lite contemplará as restituições residuais equivalentes aos anos de 2008 a 2018.

Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18
Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18

Segundo os dados fornecidos pela Receita Federal, 1.365.366 brasileiros terão seus créditos bancários realizados no próximo dia 18.

No total, R$ 207.186.130,72 estão destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e 16.408 cidadãos com renda maior que o teto do magistério.

Veja a progressão da tabela:

Como consultar a restituição do IRPF

Para saber se foi incluso no sexto lote da restituição do IRPF, o contribuinte pode consultar sua situação com a Receita Federal pelo site ou aplicativo.

O acesso no site é simples, depois de entrar na página principal basta escolher “Consulta a restituição” e inserir o CPF do titular. O sistema vai informar se o pagamento será efetuado no próximo lote .

Quanto mais cedo foi enviada a declaração e pago o imposto, mais rápida é liberada a quantia de “troco”. Por isso, quem cumpriu com suas obrigações logo no início de 2019 já recebeu o valor da restituição.

Tempo válido da restituição

O contribuinte poderá retirar o valor da restituição do IRPF no banco por até um ano, o valor é depositado na conta corrente inclusa na declaração. Ao passar o prazo é preciso solicitar um requerimento via internet, conforme o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.

Há também a possibilidade de abrir um chamado diretamente no e-CAC ou no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Em caso de não recebimento, é preciso contatar pessoalmente alguma agência do Banco do Brasil para informar o ocorrido.

Ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), solicitando o agendamento do crédito em conta-corrente ou poupança, no nome do contribuinte.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA