Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18

Na última sexta-feira, a Receita Federal autorizou a consulta para aqueles que estão no sexto lote de restituição do IR. A decisão de antecipação foi tomada devido ao feriado de 15 de novembro, com o objetivo de não atrasar os processos. Esse lite contemplará as restituições residuais equivalentes aos anos de 2008 a 2018.

Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18
Consulta a restituição do IRPF: sexto lote será liberado dia 18

Segundo os dados fornecidos pela Receita Federal, 1.365.366 brasileiros terão seus créditos bancários realizados no próximo dia 18.

No total, R$ 207.186.130,72 estão destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e 16.408 cidadãos com renda maior que o teto do magistério.

Veja a progressão da tabela:

Como consultar a restituição do IRPF

Para saber se foi incluso no sexto lote da restituição do IRPF, o contribuinte pode consultar sua situação com a Receita Federal pelo site ou aplicativo.

O acesso no site é simples, depois de entrar na página principal basta escolher “Consulta a restituição” e inserir o CPF do titular. O sistema vai informar se o pagamento será efetuado no próximo lote .

Quanto mais cedo foi enviada a declaração e pago o imposto, mais rápida é liberada a quantia de “troco”. Por isso, quem cumpriu com suas obrigações logo no início de 2019 já recebeu o valor da restituição.

Tempo válido da restituição

O contribuinte poderá retirar o valor da restituição do IRPF no banco por até um ano, o valor é depositado na conta corrente inclusa na declaração. Ao passar o prazo é preciso solicitar um requerimento via internet, conforme o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.

Há também a possibilidade de abrir um chamado diretamente no e-CAC ou no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Em caso de não recebimento, é preciso contatar pessoalmente alguma agência do Banco do Brasil para informar o ocorrido.

Ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), solicitando o agendamento do crédito em conta-corrente ou poupança, no nome do contribuinte.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.