Fim do pagamento do INSS na Caixa e no BB? Entenda o que acontece após leilão da folha

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), promoveu entre os dias 5 a 7 de novembro, um leilão da folha de benefícios pago pelo órgão do governo. Com esse leilão subiu o número de 17 para 23 o número de bancos que serão responsáveis pelo pagamento do INSS.

Fim do pagamento do INSS na Caixa e no BB? Entenda o que acontece após leilão da folha
Fim do pagamento do INSS na Caixa e no BB? Entenda o que acontece após leilão da folha

No leilão realizado, venceram seis bancos privados que atuam no país:  Santander, Crefisa, Agibank, Itaú-Unibanco, BMG e Mercantil do Brasil.

Leia também: Pente fino do INSS vai convocar beneficiados para averiguação

Os novos bancos irão ficar responsáveis pelos beneficiários que entrarem no INSS entre os anos de 2020 a 2024.

Apesar disso, a instituição informou que o leilão realizado não afeta nenhum contato que está em vigor. Isso significa que os pagamentos dos beneficiários atuais continuarão sendo realizados pelos bancos em que eles já recebem seus benefícios, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

As novas instituições que ganharam e entraram no pagamento do INSS deverão emitir, sem custo para o cliente, o primeiro cartão de saque com função de débito. Isso deve ser feito sem haver necessidade da abertura de conta na instituição.

Além das vantagens financeiras que esse pregão trouxe para o INSS, também ganham destaques as facilidades burocráticas.

Já que os bancos vencedores devem assumir outras obrigações, como a realização da prova de vida e a notificação dos beneficiários em caso de suspeita de irregularidades, por exemplo.

Participaram do leilão 23 instituições, que disputaram entre si os 26 lotes disponibilizados pelo INSS. Com o resultado, é estimado pelo INSS uma arrecadação no primeiro ano de R$1,3 bilhões para os cofres públicos do país.

Com a realização desse leilão o INSS espera arrecadar dos vencedores da ação R$ 24 bilhões nos próximos cinco anos, já que os benefícios concedidos se acumulam durante a vigência do contrato.

Os bancos participantes recebem novos benefícios até o limite de sua capacidade operacional, que deve ser previamente informada ao INSS. Esgotando a capacidade de atendimento do banco vencedor, o banco que ofertou o segundo maior lance recebe o direito de fazer o pagamento do benefício e assim segue sucessivamente.

Atualmente o INSS possui em sua folha de pagamento de mais de 35 milhões de benefícios. Há também uma expectativa que é de que entre mais de 5 milhões de benefícios por ano no INSS.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Fim do pagamento do INSS na Caixa e no BB? Entenda o que acontece após leilão da folha

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA