O IPVA da Bahia, assim como em todos os estados, é um tributo obrigatório. O não pagamento do tributo poderá acarretar em problemas para os motoristas. Até o final do mês de novembro a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) irá notificar 100 mil veículos com placas de finais de 9 e 0 pela falta de pagamento do IPVA 2019. Até o momento a secretaria já notificou 208 mil.
Segundo a secretaria os contribuintes que ainda não quitaram o imposto devem regularizar o quanto antes a situação e assim evitar a cobrança de multas e juros que passam a incidir logo após a notificação oficial.
Para quitar o IPVA, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
Como consultar o valor do IPVA Bahia?
Por meio do portal www.sefaz.ba.gov.br, os proprietários de veículos podem consultar se estão enquadrados nessa situação. Para isso, basta acessar e seguir o passo a passo:
- Clicar na opção “inspetoria eletrônica”
- Em seguida, escolher a opção “IPVA”
- No menu “exercícios notificados”, escolha a opção “Consultar RENAVAM”
- Digitar o número do RENAVAM
- Clique em “exibir”
Caso você já tenha sido notificado como um dos 308 mil inadimplentes no estado, basta seguir os mesmos passos acima e clicar em “Emissão de DAE”. Em seguida, quitar o débito do IPVA Bahia em qualquer banco, com desconto de até 70% sobre o valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento.
Leia mais: IPVA 2020: Entenda porque Governo do RS recuou sobre decisão
Já para obter o Licenciamento BA, o proprietário do veículo precisa realizar o pagamento da taxa de licenciamento, do seguro obrigatório DPVAT e de eventuais multas, além do próprio IPVA. O pagamento de todas as taxas poderá ser realizado nos bancos Brasil, Bradesco ou Bancoob.