Benefícios do INSS: como fazer solicitação on-line

O governo federal parece cada vez mais investir em tecnologias que visem otimizar o funcionamento de seus serviços. Os cidadãos que desejarem acompanhar sua situação na Previdência Social agora podem fazer tudo pela tela do próprio celular. Chamado de Meu INSS, a ferramenta online disponibiliza agendamentos, solicitação de benefícios do INSS, consultas, entre outros serviços, de forma prática e rápida.

Benefícios do INSS: como fazer solicitação on-line
Benefícios do INSS: como fazer solicitação on-line

Por meio do portal, o segurado pode acessar todas as suas informações sobre carreira de trabalho, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e tempo de serviço. Para ter acesso a plataforma é fácil, basta estar cadastrado no site.

Leia também: 13° do INSS: veja quando será paga segunda parcela

Acessando o Meu INSS, o trabalhador fornece seu CPF, nome completo, data, local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso. Na sequência, receberá um código para fazer seu login com uma senha provisória, sendo alterada imediatamente para uma outra que o usuário deseja cadastrar.

Caso tenha dificuldade em fazer pelo portal, é possível criar o cadastrado pelo próprio aplicativo ou por meio do site das instituições financeiras, sendo elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Saiba os benefícios INSS que podem ser solicitados via internet:

Aposentadorias Urbanas

O portal oferece as opções Aposentadoria por Idade Urbana e a Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Ao acessa-las, o beneficiário poderá saber se ele já tem liberação para gozar do benefício, caso não seja autorizado, basta solicitar o número de protocolo de requerimento para que possa acompanhar o pedido no próprio aplicativo.

Salário Maternidade

Aquelas que solicitarem o salário maternidade podem acompanhar, também com o número de protocolo, o andamento do processo. A busca é feita pelo próprio sistema do INSS, que a informará sobre qualquer impedimento ou autorização.

Extrato Previdenciário (CNIS)

A categoria é ideal para quem deseja acompanhar se a empresa empregadora está cumprindo com suas obrigações no que diz respeito aos auxílios e benefícios do INSS. Por meio do aplicativo, é possível saber mês a mês se a contribuição vem sendo repassada, datas de atrasos, recolhimentos, períodos pendentes para garantir a comprovação futura e quanto tempo falta para se aposentar.

Calculadoras

A ferramenta oferece todas as informações necessárias para que o trabalhador possa calcular o tempo de contribuição. Ao utilizar a Aposentadoria por Idade, é possível simular quanto tempo falta para se aposentar (por idade), o valor da renda inicial e ver se já tem direito ao benefício. Há também o cálculo para saber quanto tempo falta para a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, conhecida como ‘integral’ ou ‘por tempo de serviço’.

Agendamentos/Requerimentos

Permite que o trabalhador possa agendar um atendimento presencial e acompanhar o andamento do seu requerimento.

Extrato de Pagamento de Benefício

Serviço de comprovação de recebimento do INSS por meio da renda mensal. Ele é válido para quem deseja abrir contas em bancos, solicitar crédito, empréstimos ou se cadastrar em programas sociais.

Agende sua Perícia

Serviço de agendamento da perícia médica, no caso daqueles que estiverem acidentados e precisem se afastar do trabalho. Ele serve tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.

Extrato para Imposto de Renda (IR)

Libera as informações para que o beneficiário possa fazer seu imposto de renda.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.