O governo anunciou a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No site da caixa ou aplicativo FGTS, opção disponível para smartphones e tablets, está disponível a consulta do saldo e calendário de pagamento.
O governo liberou os saques para os trabalhadores com contas ativas ou inativas no FGTS. Isso pode injetar pelo menos 42 bilhões de reais na economia do país, entre 2019 e 2020.
Veja mais: Liberação do FGTS é o 14° salário? Entenda o pagamento do benefício
São duas modalidades de saque, para esse ano foram liberados até R$500 por conta. E a partir de abril do ano que vem o recebimento será anual e proporcional a quantia total disponível nas contas. Os dois tipos de saque são opcionais.
Veja como consultar o seu saldo do FGTS:
Pessoalmente
O trabalhador pode ir presencialmente no balcão e atendimento de agências da Caixa para consultar seu extrato. É possível também ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha a senha em mãos.
No site da Caixa
No site da Caixa, é necessário informar o NIS (Pis/Pasep), que pode ser encontrado na carteira de trabalho ou em extrato antigo, caso o trabalhador tiver algum.
Para essa consulta o trabalhador irá precisar de uma senha, cadastrada pelo próprio. É possível usar a Senha Cidadão. Caso tenha esquecido a senha é possível recuperar na página, basta informar o número do NIS.
Essa consulta mostra os seus dados cadastrais e os lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.
Por e-mail
No site da Caixa, depois de informar o NIS, o trabalhador pode fazer a opção de receber um e-mail com as informações sobre depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.
Por mensagem de celular
Da mesma forma que o e-mail, o trabalhador precisa informar no site da Caixa o seu NIS e selecionar a opção de receber avisos SMS, com as informações sobre o depósito mensal na conta vinculada.
Quem optar por receber SMS, não receberá mais o extrato bimestral em papel, porém continuará recebendo o extrato anual normalmente.
Pelo aplicativo FGTS
A consulta pode ser feita pelo celular, por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download gratuito, em celulares com qualquer sistema operacional.
Em casa
O trabalhador que não possui ou não quer receber o extrato por meios digitais, recebe em seu endereço residencial, a cada 2 meses.
Caso o trabalhador não esteja recebendo seu extrato deve informar seu endereço completo no site da Caixa, em uma agência ou pelo telefone 0800 726 01 01.