Perdeu a data da perícia médica do INSS? Veja o que fazer

O auxílio-doença é um dos benefícios garantidos na Previdência Social. Em caso de doença ou incapacidade, o cidadão pode solicitar, por meio de uma perícia médica do INSS, o atendimento necessário para receber o valor previsto em seus direitos trabalhistas. O que poucos sabem é que, para emergências que ocasionem falta na avaliação é possível realizar um novo agendamento.

Perdeu a data da perícia médica do INSS? Veja o que fazer
Perdeu a data da perícia médica do INSS? Veja o que fazer

A ação pode ser feita através das centrais de atendimento, podendo reagendar para até três dias antes da data prevista. Porém, é importante ficar atento, pois a concessão só pode ser realizada uma única vez.

Leia também: Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Em casos de internação, acidentes e impossibilidade total, o beneficiário precisa comprovar seu estado de restrição médica, para que seu prazo de realização da perícia seja aumentado em até 7 dias. Tal comprovação deve ser realizada por meio da perícia hospitalar ou domiciliar do próprio INSS, podendo ser solicitada online no site do Meu INSS.

Se a avaliação mostrar níveis de incapacidade para voltar ao trabalho, revelando que o período de recuperação não foi o suficiente, ele tem direito a prorrogar seu retorno. Para dar início ao processo, basta ligar para o 135 ou solicitar também pelo Meu INSS. Porém, não justificando e sem a perícia, o assegurado só poderá requerer novamente o benefício após 30 dias.

Para ter direito ao auxílio é necessário trabalhar com carteira assinada há 1 ano, possuir qualidade de assegurado, comprovar (por meio da perícia médica do INSS) sua incapacidade por questões de saúde e manter-se afastado de suas atividades por mais de 15 dias.

Veja as etapas para solicitar o benefício pela internet:

  • Dirija-se ao site do Meu INSS;
  • Ao fornecer seus dados e efetuar o login, clique em “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo” – para primeiro pedido ou em “Agendar Prorrogação” para prorrogar o benefício;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”

Quanto ao comparecimento na consulta médica, é necessário dirigir-se à unidade do INSS selecionada para a realização e em casos específicos aguardar a avaliação médica domiciliar ou hospitalar.

Saiba quais as documentações solicitadas para perícia médica do INSS:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos decorrentes de seu tratamento, como atestados, exames, relatórios, etc, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);
  • Para o empregado: declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado (se precisar, imprima o requerimento);
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT), se for o caso;
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.

Para maiores informações é só entrar em contato com a centrais oficiais através do meu.inss.gov.br, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS (disponível para IOS e Android).

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.