Atrasos e cortes no programa Minha Casa Minha Vida viram pauta para discussão na Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (28), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para debater sobre os cortes orçamentários e atrasos nos pagamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Atrasos e cortes no programa Minha Casa Minha Vida viram pauta para discussão na Câmara dos Deputados
Atrasos e cortes no programa Minha Casa Minha Vida viram pauta para discussão na Câmara dos Deputados

Segundo a CNM, o ato gerou forte impactos aos Municípios e construtoras, especialmente relacionado ao atraso de pagamentos das obras vinculadas aos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, na Faixa 1 que beneficia famílias com rendimento de até R$1.800 mensais. E na modalidade entidades urbanas e rural.

O convite foi solicitado por meio do deputado Rafael Motta (PSB-RN) e subscrito pelo deputado João Daniel (PT-SE). Em entrevista, os debutados afirmaram que as dívidas do governo federal, calculadas em mais de R$ 500 milhões, podem estar ameaçando o programa.

Leia mais: Minha Casa Minha Vida: sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

“Além de representar uma importante ação governamental para a redução do déficit habitacional, que atualmente é de quase oito milhões de moradias, o Minha Casa, Minha Vida também constitui instrumento valioso para o aquecimento do setor da construção civil e para a geração de empregos”, afirmou Rafael Motta.

Foram convidados para o debate:

A audiência ocorreu às 10 horas, no plenário 9 com transmissão interativa. A ideia foi discutir soluções para que as famílias cadastradas no programa, que aguardam a possibilidade de novos financiamentos e aquelas que dependem da construção de novos prédios, não sejam prejudicadas.

Para isso, além de trazer métodos para aprimorar o sistema de benefício, os deputados vão cobrar mais disposição do governo para que o Minha Casa Minha Vida caminhe em passos mais firmes. E não se torne uma incerteza para os próximos anos.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile