Os consumidores encontram diversas opções de empréstimos no mercado e as vezes pode ser difícil encontrar a melhor opção.
O crédito pessoal é uma modalidade em que o tomador pode usar o dinheiro da forma que preferir, da mesma forma que no crédito consignado.
Nesta modalidade não é preciso oferecer nenhuma garantia para solicitar o valor desejado, porém, a concessão está sujeita à análise de crédito para sua aprovação.
O empréstimo consignado chama a atenção pela praticidade de solicitação. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria de quem o solicitou.
O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado sempre que o usuário não paga o valor total da fatura na data de vencimento.
A parte do valor deixada em aberto é considerada nas estatísticas do Banco Central como essa linha de financiamento.
O cheque especial é similar ao de um empréstimo pré-aprovado que o banco deixa a sua disposição para ser usado a qualquer momento. É justamente esta facilidade que o torna perigoso.
Esta modalidade de empréstimo é cara pois ele é concedido sem que o banco tenha nenhuma garantia, diferente do empréstimo pessoal, por exemplo.