O Senado aprovou a medida que altera regras do vale alimentação e também do vale-refeição pago pelas empresas a seus trabalhadores.
Editada pelo governo no mês de março, a medida provisória já foi aprovada pela Câmara e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na alteração está proibido o uso do benefício do vale alimentação para compra de bebidas alcoólicas.
Além disso, também não é permitida a possibilidade do trabalhador trocar a bandeira do cartão para uma de sua preferência.
A possibilidade de sacar o dinheiro do cartão também foi adicionada às novidades, no entanto, é necessário que se passe o período de 60 dias para que o trabalhador possa sacar o valor em dinheiro.
A restrição foi uma iniciativa do próprio governo, levando em conta a quantidade de infrações aplicadas ao uso dos vales, como por exemplo o pagamento de outras despesas.
Com a proibição, a compra de outros gêneros que não alimentícios pode ser barrada no próprio caixa do supermercado ou lanchonete.
Outra medida que só vale para o próximo ano é que o trabalhador poderá usar seu cartão mesmo em um restaurante que não seja credenciado pela bandeira dele.