As mais de 18 milhões de famílias do Auxílio Brasil podem contar em breve com um empréstimo consignado feito dentro do programa.
Quando a medida for implementada, os beneficiários poderão contratar empréstimos com parcelas que serão descontadas automaticamente do benefício, em condições vantajosas.
O empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil, no entanto, ainda precisa ser regulamentado. É preciso definir diversos detalhes do seu funcionamento, como prazos, taxas e requisitos.
Os juros devem ser baixos, em torno de 2% ao mês. O prazo de pagamento deve ser de no máximo 48 meses.
O empréstimo consignado é considerado uma das modalidades mais vantajosas do mercado, sendo bastante conhecido por aposentados do INSS e funcionários públicos.
No caso do Auxílio Brasil e do BPC, o governo já adiantou que as taxas de juros devem ser baixas, considerando a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.
Espera-se, também que não seja necessário passar por análise de crédito, o que permitirá que mesmo negativados contratem as novas modalidades de empréstimo.
Como as parcelas são descontadas automaticamente do benefício ou do salário recebidos mensalmente, o risco de atrasos ou inadimplência é muito baixo.