Ao contrário do observado em 2021, quando o dólar subiu 7,47%, o cenário deste ano tem sido diferente. Recentemente, a moeda tem sido cotada a quase R$ 5.
Ao Valor, o economista-chefe da Órama, Alexandre Espírito Santo, recomenda que os brasileiros, que precisam comprar a moeda, realizem isso aos poucos.
Para quem é investidor e deseja entender como utilizar a desvalorização do dólar a seu favor há orientação de que tenha ao menos 15% de investimentos alocados em euro e dólar.
Conforme o planejador, caso a pessoa já tenha um percentual aceitável aplicado em dólar na carteira, deve manter assim.
Caso não tenha, vale se expor a aplicações no exterior para tirar o risco do Brasil — e alocar parte dos investimentos em uma moeda mais forte.
Izac destaca que já existem modos de investir fora sem se expor à variação cambial. Como exemplo, ele cita os fundos de investimentos.
Especialistas consultados pelo CNN Brasil Business afirmaram que é necessário ter cuidado. Os investidores nunca devem realizar a compra de certa quantidade de moeda estrangeira de uma vez.
Ao Money Times, o diretor de câmbio da Ourominas, alertou que o prosseguimento das tensões entre Rússia e Ucrânia podem aumentar o valor do dólar.
Por conta disso, o brasileiro que optar por dolarizar os investimentos precisa acompanhar a situação entre essas nações.