Quanto o INSS paga de auxílio em casos de acidentes?
ANIMAÇãO
Ariel França
TEXTO
Redação
Os benefícios por incapacidade atuam como uma espécie de amparo emergencial e assistencial destinado aos segurados. O auxílio-acidente é um exemplo.
O auxílio-acidente é direcionado aos segurados que tenham sido afetados por alguma enfermidade ou lesão, ficando assim, impedidos de executarem as atividades profissionais.
A liberação ocorre após a comprovação das lesões provenientes do acidente de qualquer natureza, especialmente em situações que resultam em sequelas.
O requerimento do auxílio-acidente deve ser feito diretamente no INSS mediante a apresentação de todos os documentos necessários.
O protocolo pode ser realizado por meio de qualquer um dos canais de atendimento da autarquia, pela Central de Atendimento 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Feito o pedido, o instituto irá solicitar que o segurado passe por uma perícia médica para constatar as limitações decorrentes das sequelas do acidente.
A princípio, a renda inicial do auxílio-acidente equivale a 50% do salário de benefício. No caso do segurado especial, o valor corresponde a 50% do salário mínimo vigente.
No que se refere ao contribuinte facultativo, o benefício será disponibilizado de acordo com o salário de contribuição.