+ DINHEIRO

Veja como fazer um empréstimo de forma segura.

ANIMAÇãO

Ariel França

TEXTO

Redação

Em momentos em que a economia do país não vai muito bem, como o atual, tomar empréstimos pode ser uma solução, tanto para pessoas físicas, como para empresas.

Especialistas explicam que o crédito alavancar os negócios, mas que os empreendedores devem tomar cuidado para que a dívida não se torne uma armadilha.

A influencer Nath Finanças diz que as empresas precisam se organizar primeiro antes contratar o crédito. É preciso montar um fluxo de caixa e pôr as contas da empresa em ordem.

Os especialistas explicam que mesmo quem está endividado pode pegar empréstimos, desde que as condições sejam mais vantajosas do que a dívida atual.

É preciso contratar um crédito com taxa de juros menor ou montante e prazo de pagamento maiores que os do débito ou do empréstimo contratado anteriormente.

As linhas de crédito de instituições públicas geralmente são as mais recomendadas para empreendedores. Banco do Brasil, Caixa e o BNDES, entre outros, oferecem empréstimos com taxas mais vantajosas.

Cooperativas de crédito, como Sicoob e Sicredi, também se destacam quando o assunto é empréstimo para empreendedores.

Além disso, o governo federal também vem criando linhas de crédito especiais para pequenos negócios. No fim de abril, por exemplo, foram liberados R$ 23 bilhões para operações através da Caixa.