O Banco Central tem uma ferramenta para que os consumidores possam consultar saldos esquecidos em contas bancárias ou que foram devolvidos pelas instituições.
Estima-se que R$ 8 bilhões possam ser liberados para os consumidores através desse recurso, embora, na primeira etapa, apenas R$ 3,9 bilhões estejam disponíveis.
Primeiro, você deve acessar o site do Banco Central, clicar em “Minha vida financeira” e, em seguida, em “Valores a Receber”.
Na página seguinte, você deve clicar em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”. Informe o seu CPF ou CNPJ, transcreva o código que aparecer e clique em “Consultar”.
Em seguida, o sistema mostrará os valores que você tem a receber ou se não há valor nenhum.
Se você tiver valores a receber, o próximo passo é acessar o portal Registrato e informar como deseja que a transferência seja feita.
Importante destacar que apenas os bancos conveniados ao Banco Central podem liberar os recursos “esquecidos” através dessa ferramenta.
É possível receber o dinheiro por PIX ou transferências do tipo DOC e TED.
Desde o seu lançamento, a procura foi tanta que o site do BC saiu do ar e a instituição resolveu suspender a consulta. O sistema voltará ao ar no dia 14 de fevereiro.