SEU BOLSO!

Com a venda da Eletrobras, a conta de luz vai ficar mais barata?

ANIMAÇãO

Ariel França

TEXTO

Redação

A privatização da Eletrobras, maior estatal do setor elétrico no país, deve arrecadar cerca de R$ 100 bilhões aos cofres públicos.

Para conseguir vender parte da sua participação na empresa para o setor privado, o governo argumentou que a privatização poderia reduzir o custo da energia elétrica para os consumidores.

Especialistas acreditam que a redução no valor das contas de luz tende a não ocorrer no curto prazo. Um dos motivos para isso é que o setor elétrico já é dominado por empresas privadas.

Além disso, a Eletrobras possui pouco poder de impactar a definição das tarifas cobradas.

O objetivo principal da privatização da Eletrobras não é reduzir o valor das contas de luz, mas sim dar maior capacidade de investimento à empresa.

Com isso, os cidadãos podem ser beneficiados com a modernização da infraestrutura da empresa, além da competição no setor elétrico por empresas concorrentes.

Além disso, parte do dinheiro da privatização será alocado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para subsidiar a energia de famílias carentes e setores estratégicos da economia.

Atualmente, 16% do valor das contas de luz se deve a esses subsídios. Logo, o afluxo de  R$ 5 bilhões para o CDE apenas em 2022, pode sim reduzir o custo para os consumidores.