vazados e como se proteger
Geração: FDR
A violação de dados expôs 183 milhões de senhas e e-mails, conforme alertou Troy Hunt, especialista australiano em cibersegurança. Este mega vazamento afetou usuários do Gmail e outros provedores, representando um risco significativo para a segurança dos dados de milhões de brasileiros. A seguir, entenda como verificar se seus dados foram comprometidos e o que fazer para proteger sua conta.
Xiaomi confirma surpresa suprema para dois celulares da linha Redmi Note 12 Rejeitar chamadas de spam aumenta ligações? Especialista em IA faz alerta Duvido seu banheiro não ficar brilhando só com estes itens que já estão aí na sua casa O que Stephen Hawking quis dizer ao falar sobre não desistir da vida
Com o aumento dos ataques e vazamentos de dados, a segurança digital nunca foi tão importante. O vazamento de 183 milhões de senhas e e-mails descoberto nos últimos dias reforça essa urgência.
O vazamento aconteceu em abril deste ano, porém, só foi descoberto agora e divulgado pelo especialista Troy Hunt.
China testa porta-contêineres com mísseis e revela nova estratégia militar modular Prevenção do Alzheimer passa por uma boa noite de sono — saiba quantas horas são necessárias Nova lei obriga supermercados de MS a oferecer carrinhos adaptados a partir de 2026 Aluguel que vira casa própria: como funciona o arrendamento com opção de compra
Como verificar se seus dados foram vazados?
Uma das maneiras mais rápidas de verificar se sua conta foi afetada por este vazamento de dados é acessar o site Have I Been Pwned. Ele permite que você insira seu e-mail e descubra se ele foi envolvido em alguma violação de dados nos últimos dez anos.
Se os seus dados foram expostos você receberá a mensamgem: “Ah, não – pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em várias violações de dados”. Você poderá visualizar as plataformas que expuseram seus dados, assim como o tipo de informação comprometida.
Vazamento de dados no Google é real?
Em nota, o Google esclareceu que não houve um ataque direcionado especificamente ao Gmail, mas que o vazamento foi causado por “infostealers”, ou seja, softwares maliciosos criados para roubar credenciais de dispositivos. Esses dados são muitas vezes vendidos na deep web e podem ser usados para outros ataques cibernéticos.
A gigante da tecnologia reforçou a importância de adotar medidas de segurança, como autenticação de dois fatores (2FA), e orientou os usuários a redefinirem suas senhas caso suas informações tenham sido expostas.
Por outro lado, o especialista Hunter afirmou que o vazamento atingiu todos os portais, isso incluiria o Google.
“Todos os principais provedores têm endereços de e-mail lá. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque”, afirmou o especialista em entrevista ao Daily Mail.
Como se proteger se seus dados foram vazados?
Caso você descubra que seus dados foram comprometidos, é fundamental tomar medidas imediatas para proteger sua conta. Veja o que você pode fazer:
1. Altere sua senha do e-mail
-
Acesse a página de segurança.
-
Em “Como fazer login no Google”, clique em “Senha” e crie uma nova senha forte.
-
Use uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. A senha deve ter pelo menos 12 caracteres.
2. Autenticação de dois fatores (2FA)
-
Vá para myaccount.google.com/security e clique em “Verificação em duas etapas”.
-
Escolha o método de autenticação, como código via SMS, Google Authenticator ou chave de segurança física.
3. Revise atividades e dispositivos
-
Em “Seus dispositivos”, veja se há algum aparelho desconhecido acessando sua conta. Se houver, remova-o.
-
Revise as atividades recentes para identificar qualquer acesso suspeito.
4. Verifique os aplicativos conectados à sua conta
-
Em “Apps de terceiros com acesso à conta”, remova qualquer app desconhecido ou suspeito.
- Após isso vale a pena desconectar de todos os dispositivos e reconectar.
5. Adote hábitos de segurança mais rigorosos
-
Evite clicar em links suspeitos, use uma VPN ao navegar em redes públicas e mantenha seus dispositivos atualizados com os patches de segurança mais recentes.
-
Considere usar um gerenciador de senhas para facilitar o armazenamento de senhas fortes e únicas.
