O Programa Senai de Gratuidade se consolida a cada ano em todo o território nacional brasileiro.
Um programa que preza, principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional.
Dentre as instituições que oferecem cursos gratuitos, o Senai está entre as primeiras porque conta com toda a exigência qualitativa o Brasil inteiro já conhece.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), apesar de ser uma instituição privada, usa parte dos recursos para oferecer esses cursos gratuitos em algumas áreas.
Fazer parte do Jovem Aprendiz SENAI é estar dentro de um dos mais eficientes programas de colocação no mercado brasileiro de trabalho.
Gratuidade Senai
No ano de 2019, o SENAI destinou dois terços (66,66%) do que eles intitulam “Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral” para ofertas de vagas gratuitas, tanto para os cursos técnicos como para os de formação inicial e/ou continuada.
Nesse custo está inserido, viabilidade, investimento e gestão, dos cursos, que, na grande maioria, têm longa duração nas cargas horárias.
Logo, entre janeiro e dezembro do ano 2019, foram mais de 128 milhões de hora-aluno (serviços educacionais) realizadas no regimento de gratuidade dos cursos acima citados. Ou seja, um número que representa 54% do total do hora-aluno realizado no mesmo período.
Uma outra parte dos hora-aluno foi realizada com recursos da receita de contribuição compulsória. E uma uma terceira parte com receitas de serviços educacionais advindos de terceiros. Quer dizer, pagos por quem demanda, sejam ou pessoas físicas, ou jurídicas. Portando não contabilizadas a fim de apuração para os resultados do regimento de gratuidade.
Visão do Programa de Gratuidade Senai
A empresa procura uma forma de popularizar o acesso à educação profissional a todo mundo. Além de auxiliar e proporcionar aos trabalhadores uma oportunidade de se especializar e complementar o seu estudo com mais profissionalização.
O propósito do Senai é conceder ao aluno a oportunidade de entender a sua área de atuação ou aquela na qual pretende atuar. Claro, considerando o conhecimento teórico (técnico) e prático com os vários profissionais que estão já atuando no mercado de trabalho.
Todo esse projeto é desenvolvido para pessoas que sejam maiores de dezoito anos. Sendo que o requisito após isso é buscar os cursos gratuitos que mais tem a ver com cada pessoa. Milhares de pessoas de todo o país já passaram pelo programa e mudaram de vida.
Como inscrever-se
Para se inscrever em um dos cursos gratuitos do Senai, o aluno tem 2 opções: A primeira é o método tradicional. O aspirante entra em contato com o Fale Conosco Senai através do número 0800 48 1212, descobre a sede mais próxima, se dirige a ela e solicita a inscrição em um dos cursos que desejar.
A segunda maneira de se inscrever no Senai é feita de forma online. Podendo assim ser feita pelo computador, notebook, celular ou tablet, como preferir. Para isso portanto basta acessar o site do Senai e fazer o cadastro com as informações pessoais.
No final da página oficial Portal da Transparência e Gratuidade Senai, o interessado pode acessar a transparência nos departamentos por região. Assim sendo, ele escolhe a de seu estado, busca o curso que lhe é conveniente e pronto!
Um atendimento online já aparece no lado direito da tela para dar todas as informações sobre o curso gratuito escolhido.