Como negociar dívida com a Cemig? Tutorial para quitar tarifas em atraso

A companhia de energia elétrica no estado de Minas Gerais, a Cemig, oferece condições especiais de pagamento para quem está com as contas atrasadas. A ideia é que o consumidor possa negociar dívida Cemig e evitar o corte no fornecimento da energia. 

negociar dívida cemig
Como negociar dívida com a Cemig? Tutorial para quitar tarifas em atraso
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para negociar dívida Cemig o consumidor vai precisar entrar em contato com a empresa de energia elétrica. Esse contato pode ser remoto, por meio do site, por troca de mensagem via WhatsApp, ou pessoalmente em uma das unidades de atendimento. 

O acordo vai incluir todos os débitos que estão pendentes, e assim colocar fim ao débito que está em nome do cidadão e que pode trazer como consequência o corte no fornecimento. Assim que o valor de entrada for pago é possível pedir o religue. 

Como consultar a dívida na Cemig?

Antes de tudo o consumidor pode consultar a dívida na Cemig para verificar qual valor está pendente. É importante saber que a companhia de energia elétrica não transfere a titularidade da conta quando há dívidas em aberto. 

Quer dizer, se um novo morador do imóvel quiser passar a conta de energia para o seu nome não será possível se houver saldo devedor. Além disso, o valor do débito pode trazer restrição ao CPF do consumidor, com protesto em seu nome. 

  • Acesse Cemig Atende Web;
  • Escolha a opção “Segunda Via e Pagamento de Contas”;
  • Confira todas as faturas que estão pendentes;
  • Leia com atenção as instruções e condições para efetuar o parcelamento e/ou pagamento dos débitos.

Outra opção é consultar a dívida e fazer o acordo pelo telefone, no Cemig Atende Web: 31-3506-1160.

Como negociar dívida Cemig pelo site?

A forma mais simples de negociar dívida Cemig é por meio do seu site oficial. Outra opção é pelo número de WhastApp, ou através de uma unidade de atendimento da companhia.

Ao acessar o Cemig Atende Web será preciso criar o seu login informando: nome completo, CPF, e-mail e número de celular. Um e-mail será enviado para o cliente a fim de dar continuidade ao seu cadastramento. 

  • Acesse Cemig Atende Web;
  • Escolha a opção “Segunda Via e Pagamento de Contas” e leia com atenção as instruções e condições para efetuar o parcelamento e/ou pagamento dos débitos;
  • A taxa de juros, valor da entrada, valor das prestações, juros e o valor total do débito em cada plano serão mostrados para o cliente, que poderá confirmar ou não o parcelamento;
  • Ao final do serviço, serão disponibilizados um arquivo em PDF do TARD e o boleto para pagamento da entrada;
  • A entrada do parcelamento deve ser paga na data de sua emissão.

Caso o fornecimento de energia para a casa ou comércio esteja desligado, será necessário solicitar a religação. Na data em que o religue for feito será preciso apresentar o comprovante de pagamento da entrada ao eletricista na unidade consumidora.

É importante dizer que não é possível reparcelar a dívida nem realizar a transferência de débito de uma unidade consumidora (casa/comércio) para outra. Além disso, a próxima fatura a vencer não é incluída no parcelamento.

Condições de pagamento da dívida Cemig

As condições de pagamento para quem negociar dívida Cemig vão depender de quanto tempo faz que o débito está pendente. 

  • Fatura atrasada: pagamento à vista ou parcelamento permitido para mais de uma conta atrasada;
  • Fatura protestado: pagamento à vista em boleto bancário ou cartão de crédito.  

Condições de pagamento Campanha de Negociação Cemig

Lançada uma vez por ano a Campanha de Negociação de Débitos da Cemig oferece condições especiais para pagamento da dívida

A ideia é tornar o acordo mais vantajoso e conseguir o maior número possível de adimplentes. Para isso, as condições são:

  • Parcelamento em até 12 meses para qualquer cliente residencial;
  • Parcelamento em até 24 meses para clientes que possuem Tarifa Social (desconto do baixa renda);
  •  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com