O curso de medicina no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos mais concorridos. Isso porque, contar com a ajuda do governo para conseguir a sua formação é uma das estratégias usadas para finalmente concluir o ensino superior.
Para conseguir financiar curso de medicina no FIES é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, e obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva. Além de não ter zerado na redação.
Conquistar uma boa nota no Enem, porém, não é a única forma de conseguir a vaga no FIES. Também é necessário ter aprovação no momento de solicitar o financiamento estudantil no banco que pode ser a Caixa Econômica ou Banco do Brasil.
Quanto será pago de financiamento de medicina no FIES?
O valor que será pago de financiamento pelo FIES vai depender do quanto foi emprestado pelo banco. A instituição pode financiar de 50% a 100% da mensalidade.
O teto de financiamento de medicina no FIES (ou seja, o valor máximo financiado) é de R$60.000 por semestre. Enquanto para os demais cursos, o valor máximo semestral é de R$42.983,70.
A estimativa do governo é de que todo o contrato seja pago em um prazo de 14 anos, funcionando assim:
- Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, um valor referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento;
- Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá um prazo de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, um valor X referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento;
- Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.
Quanto pode ser financiado do curso de medicina no FIES?
Será usada uma fórmula para calcular o quanto pode ser financiado de medicina no FIES. Quer dizer, qual a porcentagem do valor total do curso por semestre é que pode ser usado o programa público para pagamento.
- f=100% -{ [(16% + 0,02%*RFPC)*RFPC + a*m] / m}*100%.
Sendo que:
- RFPC = Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita em reais;
- a = percentual relativo ao encargo educacional que variará por curso de determinada instituição de ensino de acordo com a nota atribuída pelo Conceito de Cursos (CC);
- m = encargo educacional cobrado pela IES em reais.
Considera–se encargo educacional a parcela mensal da semestralidade ou anuidade escolar cobrada pela IES do estudante no âmbito do Fies. O percentual de financiamento (f) não poderá ser inferior a 0% (zero por cento).
Especificamente para o curso de Medicina, o coeficiente “a” da fórmula explicitada acima será de:
- I – 0,5% (zero vírgula cinco por cento) para cursos de CC igual a 5;
- II – 1,0% (um vírgula zero por cento) para cursos de CC igual a 4; e
- III – 1,5% (um vírgula cinco por cento) para cursos de CC igual a 3.
Quando começa o pagamento do FIES?
São duas situações usadas pelo governo para cobrar a mensalidade de medicina no FIES. O total financiado pode ser pago da seguinte forma:
- Quando o estudante já tem um emprego logo após a formação: no primeiro mês a partir da conclusão do curso e por pagamento retido da fonte, quer dizer, com desconto no salário;
- Quando o estudante não consegue emprego após a formação: ele passa a pagar um valor mínimo (determinado no contrato), até conseguir ser empregado.
Simular financiamento de medicina no FIES
Os interessados em contratar o financiamento podem ter as primeiras informações no simulador do FIES. Assim conseguirão entender o quanto pode ser financiado pelo poder público e quais serão os juros cobrados.
Simulador da Caixa
- Acesse o portal de simulador do FIES na CAIXA;
- Preencha as informações, como: número de parcelas, total financiado, duração do curso, prazo de carência e outros. Clique em “Continuar”;
- Tenha acesso aos valores listados pelo banco.
Simulador do SISFIES
- Acesse o portal de simulador do SISFIES (do MEC);
- Preencha as informações solicitadas, como: número de semestres, tipo de estudante, tipo de financiamento, valor do curso por semestre. Clique em “Simular”;
- O portal vai listar todas as condições de pagamento.