Medicina no FIES: quanto custa a mensalidade após fim do curso

O curso de medicina no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos mais concorridos. Isso porque, contar com a ajuda do governo para conseguir a sua formação é uma das estratégias usadas para finalmente concluir o ensino superior. 

medicina no fies
Medicina no FIES: quanto custa a mensalidade após fim do curso
(Foto: FDR)

Para conseguir financiar curso de medicina no FIES é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, e obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva. Além de não ter zerado na redação. 

Conquistar uma boa nota no Enem, porém, não é a única forma de conseguir a vaga no FIES. Também é necessário ter aprovação no momento de solicitar o financiamento estudantil no banco que pode ser a Caixa Econômica ou Banco do Brasil. 

Quanto será pago de financiamento de medicina no FIES?

O valor que será pago de financiamento pelo FIES vai depender do quanto foi emprestado pelo banco. A instituição pode financiar de 50% a 100% da mensalidade.

O teto de financiamento de medicina no FIES (ou seja, o valor máximo financiado) é de R$60.000 por semestre. Enquanto para os demais cursos, o valor máximo semestral é de R$42.983,70.

A estimativa do governo é de que todo o contrato seja pago em um prazo de 14 anos, funcionando assim:

  • Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, um valor referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento;
  • Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá um prazo de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, um valor X referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento;
  • Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.

Quanto pode ser financiado do curso de medicina no FIES?

Será usada uma fórmula para calcular o quanto pode ser financiado de medicina no FIES. Quer dizer, qual a porcentagem do valor total do curso por semestre é que pode ser usado o programa público para pagamento. 

  • f=100% -{ [(16% + 0,02%*RFPC)*RFPC + a*m] / m}*100%.

Sendo que:

  • RFPC = Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita em reais;
  • a = percentual relativo ao encargo educacional que variará por curso de determinada instituição de ensino de acordo com a nota atribuída pelo Conceito de Cursos (CC);
  • m = encargo educacional cobrado pela IES em reais.

Considera–se encargo educacional a parcela mensal da semestralidade ou anuidade escolar cobrada pela IES do estudante no âmbito do Fies. O percentual de financiamento (f) não poderá ser inferior a 0% (zero por cento).

Especificamente para o curso de Medicina, o coeficiente “a” da fórmula explicitada acima será de:

  • I – 0,5% (zero vírgula cinco por cento) para cursos de CC igual a 5;
  • II – 1,0% (um vírgula zero por cento) para cursos de CC igual a 4; e
  • III – 1,5% (um vírgula cinco por cento) para cursos de CC igual a 3.

Quando começa o pagamento do FIES?

São duas situações usadas pelo governo para cobrar a mensalidade de medicina no FIES. O total financiado pode ser pago da seguinte forma:

  • Quando o estudante já tem um emprego logo após a formação: no primeiro mês a partir da conclusão do curso e por pagamento retido da fonte, quer dizer, com desconto no salário;
  • Quando o estudante não consegue emprego após a formação: ele passa a pagar um valor mínimo (determinado no contrato), até conseguir ser empregado. 

Simular financiamento de medicina no FIES

Os interessados em contratar o financiamento podem ter as primeiras informações no simulador do FIES. Assim conseguirão entender o quanto pode ser financiado pelo poder público e quais serão os juros cobrados. 

Simulador da Caixa

  • Acesse o portal de simulador do FIES na CAIXA;
  • Preencha as informações, como: número de parcelas, total financiado, duração do curso, prazo de carência e outros. Clique em “Continuar”;
  • Tenha acesso aos valores listados pelo banco. 

Simulador do SISFIES

  • Acesse o portal de simulador do SISFIES (do MEC);
  • Preencha as informações solicitadas, como: número de semestres, tipo de estudante, tipo de financiamento, valor do curso por semestre. Clique em “Simular”;
  • O portal vai listar todas as condições de pagamento. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com