Atenção jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Estão abertas as inscrições Jovem Aprendiz Correios com cerca de 4,5 mil vagas espalhadas por todo o Brasil. Para participar do processo seletivo dos Correiros, os candidatos precisam ter idade entre 14 e 22 anos completos, e estar cursando o 6° ano do ensino fundamental. Se ainda não concluiu o ensino médio, é preciso estar matriculado e frequentando a escola.
Sobre o Programa
O jovem aprendiz é um projeto do governo federal que busca incentivar as empresas a desenvolverem vagas para jovens e adolescentes que têm entre 14 a 24 anos. O menor aprendiz irá receber pelo menos um salário mínimo e pode ficar inscrito por até dois anos no programa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 30% dos jovens entre 14 a 17 anos estão desempregados, e 25% de jovens entre 18 até 24 anos também não conseguem emprego.
O horário que o jovem aprendiz Correios vai trabalhar não pode atrapalhar os horários de aulas e nem o rendimento escolar. Esta é uma das regras para manter o funcionário contratado. Os jovens vão receber formação técnico-profissional nas áreas de assistente administrativo, ou assistente de logística nas modalidades de educação presencial ou à distância (EaD).
Os candidatos que conseguirem as vagas têm direito a um salário mínimo-hora, vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5% e o uniforme dos Correios.
A jornada de aprendizagem é de 20 horas por semana, que serão distribuídas em 4 horas por dia. Com isso, os aprendizes selecionados terão no mínimo 800 horas ao longo de todo o programa. A duração do contrato é de 1 a 2 anos seguidos, e quem definirá esta duração é a administração pública.
Após todo o processo teórico de formação técnico-profissional, começará a fase prática que será realizada nas instalações dos Correios.
As funções do Jovem Aprendiz dos Correios são:
- Transportar documentos entre as áreas internas;
- Receber e expedir documentos;
- Arquivar documentos;
- Repor material de expediente;
- Apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado);
- Manter arquivos ordenados e atualizados;
- Executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos;
- Realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor;
- Realizar atendimento telefônico;
- Auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado;
- Prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.
Instruções de Inscrições
Se interessou pela novidade? Então para fazer sua inscrição Jovem Aprendiz Correios, acesse o site dos Correios até o dia 30 de abril. É gratuito.
A classificação do candidato levará em conta a renda familiar mensal, idade, escolaridade e participação em programas sociais.
Leia Mais: Coronavírus: trabalhadores infectados não precisam apresentar atestado em novo prazo
Leia Mais: Vagas abertas no Itaú: 200 oportunidades entre aprendiz, estagiário e mais!
Leia Também: VAGAS ABERTAS: Havan contrata jovem aprendiz, vendedor e mais