IPVA 2025 todos os estados: valor da alíquota e calendário de pagamentos

 

No ano de 2024, os motoristas sentiram um alívio no valor de IPVA, a tendência é que o valor do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) seja ainda menor em 2025.

A cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é feita de forma anual e começa já em janeiro de 2025 em boa parte do Brasil. As datas de pagamento e os valores da alíquota mudam de acordo com cada estado. Alguns, permitem que o tributo seja pago de forma parcelada e até oferecem descontos mais generosos para quem decide quitar o débito em cota única.

IPVA 2025 todos os estados: valor da alíquota e calendário de pagamentos (Imagem: FDR)

 

Isso porque a maioria dos estados usa como referência para calcular a alíquota do IPVA o valor venal dos veículos. No Estado do Rio, por exemplo, que usa como referência a tabela Fipe, o valor venal caiu em média 4,39% – o percentual exato varia de acordo com o modelo e o ano do veículo.

As alíquotas e as datas de vencimento variam de acordo com cada estado. Os descontos chegam a 3% para quem pagar à vista. E, em alguns casos, é possível parcelar em até cinco vezes o pagamento dos tributos.

Qual a alíquota do IPVA 2025?

O valor do IPVA varia não só de acordo com o modelo, mas também de acordo com o estado em que seu veículo está emplacado. Isso porque cada unidade federativa tem liberdade para definir sua alíquota do IPVA, que é cobrada em cima do valor venal —  ou preço de tabela —  do carro

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados com a maior taxa do imposto, cobrando 4% do valor do veículo. Enquanto Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins são os estados com o IPVA mais barato, cobrando uma alíquota de 2%

Qual estado terá a maior arrecadação?

Mesmo sem os valores oficiais, não é difícil prever que os maiores arrecadadores do IPVA 2025 serão São Paulo e Minas Gerais. Afinal, além de terem as maiores alíquotas, os dois estados também possuem as maiores frotas do brasil, com 33,02 milhões e 13,31 milhões de veículos, respectivamente.

Como saber quanto vou pagar de IPVA 2025?

No geral, para saber quando será o valor do IPVA basta fazer um cálculo simples. O primeiro passo é descobrir o valor venal do seu veículo. Para isso, basta pesquisar quanto vale seu carro no site da Tabela Fipe e fazer a conta com base na alíquota do seu estado.

Vale lembrar que cada estado oferece condições e descontos diferentes para quem pagar o IPVA à vista. Em São Paulo, por exemplo, o desconto é de 3% para quem pagar o imposto à vista, mas os proprietários também podem parcelar o valor total em cinco vezes, mas sem desconto. No Rio Grande do Sul, os descontos chegam a 25%.

Já no Rio de Janeiro, o Governo do estado subiu para 6% o desconto para o pagamento à vista. Mas, por lá, o número de parcelas é de apenas 3.

Em Minas Gerais, a alíquota do IPVA será de 4%, haverá desconto de 3% para quem pagar o IPVA à vista em 2025.

No Espírito Santo, a alíquota do IPVA será de 2% para carros de passeios, de esporte e de corrida, camionete de uso misto ou utilitário, aeronaves e embarcações e de 1% para micro-ônibus, ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. É possível pagar o IPVA à vista, com 15% de desconto, ou parcelar em até seis vezes, entre os meses de abril e setembro.

No Paraná, a alíquota do IPVA será de 3,5% para automóveis e motocicletas em geral e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movimentos a gás natural veicular (GNV), com 6% de desconto à vista, ou parcelar em cinco vezes.

Como efetuar o pagamento do IPVA 2025?

O pagamento também é feito de formas distintas em cada estado. Nos sites dos Detrans você encontrará todas as informações de como emitir as guias de parcelamento e o calendário de pagamento do seu estado. Também há sites que permitem parcelar o IPVA em até 12 vezes, mas com juros. 

Quais datas posso efetuar o pagamento do IPVA 2025?

As datas de pagamento são a partir do número final do emplacamento dos veiculos de acordo com cada região do país.

Para obter mais informações sobre o IPVA do seu estado, acesse o site do Detran da sua região.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!