Alguém consultou seu CPF? Como descobrir

Sabia que é possível saber quem consultou seu CPF nos dias de hoje? Muitas empresas consultam o CPF no momento em que elas desejam – ou precisam – avaliar o risco de crédito do cliente. Entretanto, até hoje, as pessoas não sabiam que há uma forma de descobrir não só quantas, mas quais empresas fizeram isso. Assim sendo, é provável que se consiga saber se alguma está fazendo isso, mas sem que você tenha solicitado crédito algum.

Quando qualquer cidadão brasileiro comum ouve falar em Serasa, quase que de imediato, a primeira coisa que vem ao pensamento é, ou consulta de CPF ou restrição ao nome. Entretanto é bom saber, pelo menos a partir de hoje, que essa empresa (Serasa) tem dezenas de outras soluções para ajudar, tanto os consumidores finais como os próprios negócios/empresas, do que unicamente checar o CPF do usuário.

Consultou seu CPF
Se alguma empresa consultou seu CPF é porque ela quer saber o seu risco de crédito.

Quando se precisa de um dinheiro a mais para solucionar uma situação inesperada, mas urgente, automaticamente pensamos em pedir emprestado. No artigo que escrevemos sobre financiamento ou empréstimo é possível tirar todas as dúvidas de qual a opção mais eficiente para suprir a necessidade momentânea do cidadão. Vale muito a pena conferir.

Porque alguém consultou meu CPF?

Ao contrário do que se pensa, a Serasa não pertence ao governo federal. Na verdade é uma empresa privada, mas de caráter público. Complicou? É simples, vamos lá: É como, por exemplo, uma empresa de transporte público urbano. Tem pessoa jurídica privada, é capitalista, mas serve a uma finalidade pública.

Logo, as consultas ao CPF são feitas diretamente à Serasa. Elas servem para melhorar as análises de crédito. As consultas ajudam a evitar fraudes, porque podem detectar casos de clonagem, ou estelionato pelo uso de documentos furtados. Entretanto essa consulta é confidencial e ela fica guardada num sigiloso banco de dados da própria Serasa.

E importantíssimo deixar claro que esse registro não funciona como limitador do crédito. Principalmente porque a concessão depende exclusivamente da política interna de cada empresa que solicita. A Serasa não tem nenhum poder para decidir se a empresa vai ou não vai conceder o crédito ao cliente. Ela unicamente fornece as informações que são solicitadas.

Além disso, ela não auxilia somente as instituições, mesmo sendo dos mais variados segmentos, a protegerem seu próprio crédito. A Serasa também é uma empresa que oferece ótimas soluções ao crédito do próprio consumidor! Oferece também certificações e até soluções de marketing!

Auxiliando o Consumidor

Além de tudo o que falamos sobre crédito e registros de dívidas, a Serasa tem uma área exclusiva de auxílio aos brasileiros. Essa área se chama o Serasa Consumidor. Nele é possível criar uma conta para poder, não somente acompanhar, diariamente, o que está acontecendo com o seu nome, mas também solucionar possíveis negativações, conhecida  popularmente como “nome sujo“.

No link acima, oficial, do Serasa Consumidor é possível também consultar gratuitamente o CPF e o Score de Crédito. O Serasa Score tem como meta primária auxiliar as empresas a tomarem decisões, ou sobre as concessões de créditos, ou sobre outros negócios. O Score indica, por meio de uma gradual pontuação – que vai de 0 até 1.000 – qual a possibilidade do consultado quitar suas as contas (ou dividas, ou só compromissos financeiros) no vencimento, nos próximos 12 meses.

Solicitando o Relatório da Consulta

É possível solicitar um relatório completo, com informações bem detalhadas, sobre as consultas que foram feitas no CPF nos últimos trinta dias. Mas, para isso, é preciso ter toda a documentação necessária – que descreveremos abaixo – em mãos:

  • Para o Requisitante/Consumidor:
    • Cópia autenticada de RG e CPF ou da CNH;
    • Um texto simples, assim chamado “Requerimento”, assinado pelo requisitante, solicitando o relatório estratificado das consultas ao seu próprio CPF, nos últimos 30 dias.

Após isso, é demandado que o solicitante escolha uma das opções seguintes:

  • Mandar uma Carta para o Serasa Experian:
    • Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360 Distrito Industrial Miguel Abdelnur – São Carlos – SP; CEP: 13571-385.
  • Ir em uma agência Serasa Consumidor:
    • No link oficial, disponibilizado pelo FDR, primeiro o cliente seleciona aqui sua região, depois segue até a agência mais próxima dele.

Descobrindo Quem Consultou seu CPF

Serasa Consumidor vai emitir o relatório solicitado pelo requerente em até, no máximo, 10 dias úteis. Por fim, depois disso, uma carta timbrada e detalhada será enviada para o consumidor, de forma gratuita, com todas as informações importantes solicitadas.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 11

Alguém consultou seu CPF? Como descobrir

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!