A distribuição de Auxílio Emergencial já foi aprovada. Saiba quais serão as datas de pagamento e regras para recebê-lo. O benefício será pago com depósito em conta e não saque na boca do caixa como geralmente eram pagos.
Embora o saque ajude a garantir que serão os beneficiados quem vão receber os valores das medidas públicas, isso também geraria inúmeras aglomerações que poderiam ajudar a transmitir o Covid-19 (novo coronavírus).
Em todos os pagamentos, os valores serão transferidos para a conta do beneficiários, dando preferência aos correntistas da Caixa e Banco do Brasil.
SAIBA MAIS: Coronavoucher: saiba quem recebe, valor máximo e calendário
O calendário também será diferente para cada perfil de beneficiário:
- Beneficiários do Bolsa Família;
- Inscritos no Cadastro Único;
- Correntistas do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Esses 3 fatores vão determinar a data de recebimento deste e dos próximos auxílios.
Pagamento inicial do Auxílio Emergencial
Os primeiros a receber o auxílio serão os inscritos no Cadastro Único, que não recebem o Bolsa Família e que são correntistas do Banco do Brasil ou Caixa. O pagamento para esse grupo começou no dia 9 de abril. Veja os próximos pagamentos:
- Terça-feira (14):
– 273.178 pessoas que possuem conta no Banco do Brasil
– 557.835 pessoas nascidas em janeiro, que receberão pela poupança digital da Caixa (a partir das 12h) - Quarta-feira (15):
– 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril, que receberão via poupança digital da Caixa - Quinta-feira (16):
– 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto, que receberão pela poupança digital da Caixa ( inscritos no Cadastro Único e que não recebem Bolsa Família) - Sexta-feira (17):
– 1.958.268 pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro, que receberão via poupança digital da Caixa (inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família)
Os trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único e nem recebem o Bolsa Família precisam se inscrever no aplicativo oficial para o recebimento. Para esse caso, o dinheiro estará disponível em até 5 dias úteis.
SAIBA MAIS: Coronavoucher: App do auxílio emergencial é lançado pela Caixa (saiba como usar!)
Por fim, quem já é beneficiário do Bolsa Família irá receber os próximos pagamentos no valor de R$ 600,00 seguindo o calendário vigente do Programa. Os pagamentos acontecerão nos últimos 10 dias úteis de abril.
- Quinta-feira (16):
– 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último dígito do NIS é igual a 1. - Sexta-feira (17):
– 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último dígito do NIS é igual a 2.
Segundo pagamento do “Coronavoucher”
A Caixa informou em coletiva de imprensa que a partir da segunda parcela do auxílio, também conhecido como “Coronavoucher” os pagamentos serão de acordo com o aniversário do beneficiário, confira o calendário:
Mês de Aniversário | Data do Pagamento |
Janeiro, Fevereiro e Março | 27/04 |
Abril, Maio e Junho | 28/04 |
Julho, Agosto e Setembro | 29/04 |
Outubro, Novembro e Dezembro | 30/04 |
É importante lembrar que isso não vale para os beneficiários do Bolsa Família, continuam recebendo segundo o calendário próprio.
Terceiro pagamento do Auxílio Emergencial
A terceira parcela do auxílio emergencial seguirá um calendário bem semelhante ao anterior, onde a data de nascimento de cada beneficiário definirá a data do depósito.
Confira a seguir quais serão as datas:
Mês de Aniversário | Data do Pagamento |
Janeiro, Fevereiro e Março | 26/05 |
Abril, Maio e Junho | 27/05 |
Julho, Agosto e Setembro | 28/05 |
Outubro, Novembro e Dezembro | 29/05 |
Novamente vale lembrar que os beneficiários do programa Bolsa Família também continuam no mesmo calendário que vale para os últimos 10 dias úteis do mês.
Como receber o Auxílio Emergencial do governo?
Para receber o auxílio de R$600,00 em combate a crise do coronavírus, veja o passo a passo abaixo:
- Clique aqui para acessar pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
- Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
- Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Cuidado com aplicativos falsos (Golpes)!
Os trabalhadores informais que não se inscreveram no Cadastro Único e que não recebem Bolsa Família, devem fazer o pedido do benefício para ter direito.
Todo o processo pode é feito on-line, via aplicativo oficial do programa. Fique atento quanto à empresa por trás do aplicativo que irá baixar e fazer o cadastro.
Já existem versões falsas do programa e podem servir para roubar os dados de quem cair nesse tipo de golpe.
SAIBA MAIS: Procurando emprego? Conheça as profissões em alta durante crise do coronavírus
Confira sempre a empresa por trás do app na loja do seu sistema operacional, isso evita efetuar o cadastro em um site ou app que não seja da caixa.
Após a inscrição, se comprovado que se enquadra nos requisitos, o auxílio será depositado nos próximos 2 meses na conta do beneficiário.
A medida é mais uma maneira de incentivar os trabalhadores informais, microempreendedores e desempregados nesta crise. Essa população será a mais afetada com as medidas de quarentena e isolamento social, podendo ficar até mesmo sem a sua renda no período.