Campanha de vacinação em Pernambuco ganha novos grupos prioritários. Nessa terça-feira (27), o governo estadual informou que estará ampliando a vacina contra o novo coronavírus para pessoas que tenham comorbidades, gravidas e professores da rede básica de ensino. A previsão é de que a aplicação das doses se inicie ainda em maio.
Um novo grupo está prestes a ser imunizado contra o novo coronavírus. Diante da chegada de novos medicamentos, o governo de Pernambuco ampliou o número de pessoas em sua fila prioritária. Ao longo das próximas semanas, enfermos e professores da rede básica de ensino serão vacinados.
Pessoas com comorbidades
A decisão foi tomada com base no novo cronograma de imunização, liberado pelo ministério da saúde na última segunda-feira (26). Para quem tiver alguma comorbidade, a aplicação da vacina será feita mediante o laudo que comprove a doença.
Além disso, os segurados do BPC que atestarem seus vínculos com o INSS também poderão ser medicados. Para isso grupo, a idade é entre 55 e 59 anos.
Lista das comorbidades elencadas na campanha de vacinação
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade)
- Insuficiência cardíaca (ic)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de Down
- Cirrose hepática
Professores do ensino básico
Já no caso dos professores, aqueles acima dos 40 anos serão vacinados. Eles devem apresentar uma documentação oficial com foto e comprovante do ofício prestado. A aplicação ocorrerá nos postos de saúde de todo o estado.
Mulheres grávidas e puérperas
Por fim, as gestantes também passarão a ser priorizadas. Nesse caso, basta apresentar um documento de identificação pessoal. A prefeitura do Recife solicita que ambos os grupos realizem o agendamento prévio da vacina, através do aplicativo Conecta Recife.
Para acessar, basta criar um cadastro informando o nome completo, número do CPF, data de nascimento. Feito isso, é só selecionar o ponto de atendimento mais próximo de sua residência e confirmar no dia e horário desejado.