Quem pode receber auxílio doença sem fazer perícia médica?

INSS desobriga segurados de fazer a perícia médica. Diante da permanência do novo coronavírus, os brasileiros que precisarem recorrer ao auxílio doença devem ficar atentos as mudanças em suas regras de concessão. De acordo com as últimas informações previdenciárias, a avaliação de saúde foi terceirizada.

Quem pode receber auxílio doença sem fazer perícia médica? (Imagem: Reprodução/Diario do Nordeste)
Quem pode receber auxílio doença sem fazer perícia médica? (Imagem: Reprodução/ Diário do Nordeste)

Nas últimas semanas, o INSS informou que estará anulando a realização das perícias médicas sob fiscalização dos peritos parceiros. Desse modo, quem der entrada no auxílio doença deverá recorrer a um profissional de saúde de sua escolha para fazer a avaliação.

De acordo com os informes do INSS, a exibição dos exames ainda é obrigatória, no entanto, estes serão feitos por médicos não vinculados ao órgão. Ou seja, o cidadão deverá primeiro se submeter a uma avaliação de saúde seja por sua rede particular ou pela pública e somente com o atestado em mãos é que deve fazer o pedido ao INSS.

A previsão é de que cerca de 600 mil segurados que estão aguardando a concessão do benefício passem a ser contemplados mesmo sem a realização da perícia. É válido ressaltar que, a medida de suspensão da atividade é válida até o dia 31 de dezembro deste ano.

“O atestado médico e os documentos complementares comprobatórios da doença serão submetidos à Perícia Médica Federal , que realizará a análise de conformidade documental e da verossimilhança da incapacidade temporária informada, com base em critérios estabelecidos pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência”, afirmou o INSS.

Como requerer o auxílio doença?

  • Acesse o site ou app Meu INSS;
  • Após fazer login, selecione a opção “Serviços”, no menu superior;
  • Selecione “Benefícios”;
  • Busque “Auxílio-doença”;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Anexe os documentos necessários e confirme o envio.

Quais documentos devem ser anexados:

  • Redação legível e sem rasuras;
  • Assinatura e identificação do profissional emitente, com registro do Conselho Regional de Medicina ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS);
  • Informações sobre a doença, preferencialmente com a Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Período estimado de repouso necessário;
  • exames, laudos, relatórios ou outros documentos recentes que comprovem a doença informada na documentação médica apresentada.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.