Detran-PA abre portal para agendamento de serviços presenciais; veja como fazer

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) retoma os serviços presenciais. Porém, para o atendimento é necessário realizar um agendamento prévio. Com isso, o órgão visa evitar aglomerações.

Detran-PA abre portal para agendamento de serviços presenciais; veja como fazer
Detran-PA abre portal para agendamento de serviços presenciais; veja como fazer (Imagem: Reprodução/DETRAN-PA)

O Detran-PA voltou, na última segunda-feira (12), a realizar o atendimento presencial em suas unidades. Porém, o retorno será gradual e com limitação de atendimento. Diante disso, o órgão manterá a suspensão dos prazos para diversos serviços.

Para ser atendimento o condutor precisa realizar um agendamento prévio. Esse agendamento deve ser feito nos canais de atendimento. Sendo assim, é possível escolher entre a Central Telefônica do órgão 154, ou pelo webchat disponível no site do Detran-PA.

O diretor-geral do Detran-PA, Marcelo Guedes, deixou claro que o retorno dos serviços presenciais está acontecendo com todos os cuidados e protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde.

Além disso, Guedes informou que o agendamento é obrigatório e que não haverá atendimento sem essa etapa. E complementou afirmando que todas essas medidas visam pela saúde e segurança dos condutores e servidores.

O Departamento ficou mais de um mês sem fazer nenhum atendimento presencial. Isso porque, desde o dia 8 de março as atividades do Detran-PA foram suspensas devido ao avanço de casos de Covid-19 na região.

Dessa maneira, o órgão, junto com o governo do Estado, decidiu suspender as atividades, a fim de contribuir para a contenção da doença. Mesmo sem o atendimento presencial, o portal do Departamento de Trânsito do Pará continuou funcionando.

Na última segunda-feira (12), primeiro dia de retorno do Detran-PA, foram realizadas 170 atendimentos agendados no órgão de Belém. Esse quantitativo diário será reavaliado nos próximos dias e, caso seja possível, pode ser ampliado.

O aumento de atendimentos presenciais dependerá da situação epidemiológico do Estado. Por esse motivo, o Departamento de Trânsito não pode afirmar se haverá mais atendimentos diários ou se será reduzido.

Para tentar agilizar o atendimento, o órgão criou um drive-thru. Com isso, os condutores com agendamento prévio para serviços de habilitação ou sobre veículos podem ir diretamente para esse setor ou se dirigir ao balcão de atendimento.

Segundo o diretor-geral, essa medida tem como intuito agilizar os atendimentos, para que assim, seja possível dar conta da demanda. Além disso, visa contribuir com a segurança dos envolvidos, já que o condutor, no caso do drive-thru, não precisará descer do seu veículo.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.