Hoje, quarta-feira (7), o Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Detran-ES) finaliza o período de inscrições da 1ª fase do programa CNH Social 2021. A inscrição para a CNH gratuita teve início no dia 29 de março.
Todo o processo de inscrição para a CNH gratuita é feita de forma remota. Sendo assim, os candidatos devem acessar o site do Detran-ES. Está sendo ofertadas 3.000 vagas para a 1ª fase do programa CNH Social 2021.
A 2ª fase do programa que oferece CNH gratuita acontecerá no mês de junho e contará com mais 2.500 vagas. O CNH Social 2021 do Estado do Espírito Santo ainda terá mais uma fase, no mês de setembro, na qual contará com 8 mil oportunidades.
Essa iniciativa terá um custo total de R$ 11 milhões. O intuito é, segundo o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, gerar oportunidades de emprego e renda aos capixabas, a partir da habilitação e qualificação profissional dos condutores.
O investimento no programa CNH Social 2021 faz parte das ações sociais adotadas pelo governo do Estado. A CNH gratuita já é oferecida pelo Detran-ES desde 2011, passando por mudanças e ampliações em 2017 e 2019.
A última ampliação aumentou a quantidade de vagas paras as categorias profissionais, ou seja, D e E. Dessa maneira, contemplou condutores que trabalham com ônibus, vans, caminhões e carretas para empresas e de forma autônoma.
Requisitos para a CNH gratuita do Detran-ES
Para participar da seleção é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, os dados no sistema precisam estar atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021.
O Detran-ES também informa que os candidatos precisam ter 18 anos completos no ato de inscrição. O programa é destinado aos capixabas, portanto, é necessário residir no Espírito Santo.
A CNH gratuita faz parte das medidas sociais do governo do Estado, por esse motivo, visa atender as famílias mais pobres. Diante disso, para concorrer a uma vaga é necessário ter uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos.
Por fim, os interessados não podem estar impedidos judicialmente de possuir a CNH. 5% das vagas serão destinadas às pessoas portadoras de deficiência. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 13 de abril, no site do Detran-ES.