População de São Paulo deve solicitar suas documentações pela internet. Diante da permanência do novo coronavírus, as unidades de atendimento do PoupaTempo devem permanecer fechadas até o dia 11 de abril. Dessa forma, quem quiser dar entrada no seguro desemprego ou até mesmo na CNH terá que recorrer as plataformas digitais.
Com o novo decreto municipal reformando ainda as medidas restritivas de contaminação pela covid-19, 82 postos de atendimento do Poupatempo SP ficarão de portas fechadas. A decisão será válida até a segunda semana de abril, o que significa que os atendimentos passaram a ser inteiramente online.
Quais serviços tenho acesso no Poupatempo?
Ao todo, o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) vem ofertando 130 tipos de atendimento online. Por meio dele, é possível ainda dar entrada na retirada de documentações e solicitar serviços emergenciais através do Fale Conosco.
Entre as solicitações mais recorrentes, estão os pagamentos do seguro desemprego, da carteira de habilitação e carteira de trabalho. Em todos os casos, o cidadão deve revisar os critérios de obtenção dos documentos e se enquadrar nas regras de aquisição.
Cartilha de utilização do Poupatempo
De acordo com a gestão local, a população pode ainda ter acesso as cartilhas de informações sobre 21 dos diferentes serviços oferecidos para a população. O material está disponível gratuitamente e pode ser baixado também no site.
Por meio dele, o cidadão tem acesso a uma série de orientações e passo a passo de como usar o Poupatempo não só pelo site, como também pela sua versão de aplicativo. A ferramenta explica ainda o acesso aos seguintes dados:
Carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego. Além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, entre outros.
Demais meios de comunicação
Por fim, o paulistano pode ainda utilizar o canal de vídeos da plataforma para ter mais detalhes sobre os atendimentos online. Ao todo, há 16 tutoriais de serviços a disposição.
Para mais informações sobre o governo de São Paulo durante a quarentena pela covid-19, fique de olho em nosso portal. Por meio dele você consegue acompanhar os decretos, calendários de vacinação e mais.