Saque do FGTS: Caixa encerra liberação para ESTE público em 31 de março

Pontos-chave
  • Aniversariantes de março têm até esta semana para solicitar o saque aniversário;
  • Troca de modalidade deve ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS;
  • Calendário e alíquotas de 2021 são disponibilizados.

Caixa Econômica Federal deve encerrar nova rodada de pagamentos pelo fundo de garantia. Os aniversariantes do mês de março terão até esta quarta-feira (31) para solicitar a adesão do saque aniversário do FGTS. Após esse prazo, a inclusão no programa ainda será permitida, mas o pagamento ficará disponível apenas em 2022.

Saque do FGTS: Caixa encerra liberação para ESTE público em 31 de março (Foto: Google)
Saque do FGTS: Caixa encerra liberação para ESTE público em 31 de março (Foto: Google)

O saque aniversário pelo FGTS permanece movimentando as agências da Caixa Econômica. De acordo com os informes da instituição, os trabalhadores nascidos em março que quiserem ter acesso a primeira mensalidade do projeto em 2021 devem fazer a portabilidade até esta semana.

De abril em diante, a solicitação ainda será concedida, porém como os pagamentos são feitos de acordo com as datas de aniversário, a liberação ficará apenas para 2022. Já no caso daqueles nascidos até 31 de abril, não haverá demais problemas.

Como fazer a portabilidade?

A alteração para o saque aniversário é feita diretamente no aplicativo do FGTS ou na página da Caixa Econômica. Ao se conectar na plataforma, basta informar o número do CPF ou data de nascimento e a senha de acesso.

Uma vez dentro da conta pessoal, o cidadão deve clicar na função ‘saque aniversário. Um texto lhe será apresentado explicando todos os informes do projeto. Após ler tudo, clique em ‘concordo com os termos de uso’ e confirme a transferência.

A validação da portabilidade é feita automaticamente, porém o cidadão ainda tem o direito de voltar a versão tradicional após cumprir o prazo de carência de dois anos.

Principais informes sobre o saque aniversário

  • Saque é opcional: A decisão de retirar ou não o saldo disponível da conta do FGTS anualmente é opcional. Mas para realizá-la é preciso comunicar à Caixa.
  • Tempo de Carência: Para retornar a modalidade antiga é preciso esperar o tempo de carência de dois anos. Mais um ponto que pode ser considerado negativo para os aderentes ao saque-aniversário.
  • Não há mudanças: Para aqueles que não desejam aderir a nova modalidade, o saldo em conta não terá alterações e será mantido. O trabalhador poderá retirar o valor mediante as hipóteses previstas em lei, como demissão sem justa causa e aposentadoria.
  • Não pode sacar todo o dinheiro em conta: o percentual é liberado anualmente e será calculado mediante ao valor disponível em conta. O percentual varia entre 5% a 50%.
  • Em caso de demissão: nos casos em que o trabalhador é demitido, não será possível realizar o saque total do valor disponível no fundo, chamado de saque-rescisão. Dessa forma, só será possível o saque de 40% do valor de multa.

Calendário de pagamentos do saque aniversário 2021

  • Nascidos em janeiro: de janeiro a 31 de março
  • Nascidos em fevereiro: de fevereiro a 30 de abril
  • Nascidos em março: de março a 31 de maio
  • Nascidos em abril: de abril a 30 de junho
  • Nascidos em maio: de maio a 30 de julho
  • Nascidos em junho: de junho a 31 de agosto
  • Nascidos em julho: de julho a 30 de setembro
  • Nascidos em agosto: de agosto a 29 de outubro
  • Nascidos em setembro: de setembro a 30 de novembro
  • Nascidos em outubro: de outubro a 31 de dezembro
  • Nascidos em novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
  • Nascidos em dezembro: de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022
Saque do FGTS: Caixa encerra liberação para ESTE público em 31 de março (Foto: Google)
Saque do FGTS: Caixa encerra liberação para ESTE público em 31 de março (Foto: Google)

Alíquotas do saque aniversário do FGTS

Limite das faixas de saldo (em R$) Alíquota Parcela Adicional (em R$)
Até 500,00 50,0%
De 500,01 até 1.000,00 40,0% 50,00
De 1.000,01 até 5.000,00 30,0% 150,00
De 5.000,01 até 10.000,00 20,0% 650,00
De 10000,01 até 15.000,00 15,0% 1150,00
De 15.000,01 até 20.000,00 10,0% 1.900,00
Acima de 20.000,01 5,0% 2.900,00

Quando vale apena aderir ao programa?

A inclusão pelo saque aniversário varia de acordo com a situação do trabalhador. Normalmente, para quem está em fim de carreira recomenda-se a permanência na modalidade tradicional. Isso porque, este grupo tem direito ao recebimento integral quando solicita a aposentadoria.

Já no caso daqueles que estão em início de carreira e não apresentam um saldo robusto nas contas ativas ou inativas, o benefício pode ser positivo pois garante um pagamento fixo anualmente.

Porém é preciso ficar atento, pois quem adere as retiradas perde o direito de ter acesso a saques quando é demitido sem justa causa. Além disso, a solicitação do FGTS para demais serviços, como o financiamento imobiliário, passa a ter o valor reajustado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.