Oportunidade para obtenção da habilitação gratuita está prestes a se encerrar. Os moradores do Distrito Federal que quiserem se candidatar a uma vaga da CNH Social devem ficar atentos. As inscrições só poderão ser feitas até esta terça-feira (16), através do site do Detran DF.
A CNH Social tem sido uma das principais portas de entrada da população nos serviços de trânsito nacional. Por meio do projeto, o cidadão de baixa renda consegue tirar sua carteira de habilitação sem precisar custear todas as taxas desse processo. No DF, há 5 mil vagas disponíveis.
Quem pode participar da CNH Social
Para poder se candidatar é preciso ter entre 18 e 25 anos e estar devidamente registrado como Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadúnico).
O cidadão deve ainda comprovar que reside no DF há pelo menos dois anos e ter ou estar cursando três anos do ensino médio em escola da rede pública ou bolsista da rede privada. Além disso, ele deve também ter se inscrito no Enem.
Atendendo aos critérios acima, basta entrar no site do Detran DF e realizar sua candidatura. Na página será apresentado um formulário que você deve preencher com todos os seus dados de identificação pessoal.
Além disso, é necessário anexar toda a documentação que comprove as obrigatoriedades acima e depois aguardar o resultado da seleção que será confirmado por e-mail.
Sobre a CNH Social DF
Até o momento o Detran já contabilizou cerca de 27 mil candidaturas. Ao todo, serão preenchidos 5 mil vagas da habilitação totalmente gratuita neste ano. Desse total, 3 mil serão destinadas para os estudantes e 2 mil para os demais cidadãos.
Há ainda 20% das vagas reservadas para os beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% para assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os demais 60% são para o Projeto Formação Profissional, administrado pelo Detran.
Validação pelo programa
Depois que for aprovado, o cidadão terá até 15 dias para se matricular e mais 15 dias para abrir o processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Quem não cumprir os prazos é automaticamente desclassificado.