Moradores de Campina Grande e João Pessoa terão que lidar com um tributo mais caro em 2020. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020) de ambas as cidades teve um reajuste de 3,27%, tornando a cobrança mais cara em comparação aos demais municípios da Paraíba.
O reajuste foi divulgado nessa sexta-feira (3), pela Secretaria de Executivo de Finanças de Campina Grande e pela Secretaria municipal da Receita de João Pessoa. Os proprietários que desejarem já podem acessar os boletos nos sites das prefeituras de cada região.
Veja também: IPTU 2020 de casa alugada: quem paga o imposto?
Para poder emitir o carnê de pagamento é preciso ter em mãos o número de registro do imóvel. Ao acessar o portal de João Pessoa ou site de Campina Grande, basta se direcionar para a página de impostos, selecionar IPTU e fornecer as informações necessárias.
O boleto será liberado automaticamente e permitirá também o pagamento digital, para quem preferir quitar a dívida pelo aplicativo de seu banco.
Valores e datas de pagamento do IPTU 2020
Em João Pessoa, os contribuintes podem quitar a parcela única até o dia 6 de março e contarão com um desconto de 15% na cobrança total.
Até o dia 6 de abril o pagamento cota única não dará descontos. Por fim, quem preferir dividir, poderá parcelar a quantia em até 8 vezes e também não terá isenção.
Em Campina Grande, a cota única deve ser quitada até o dia 28 de fevereiro. Os proprietários que desejarem parcelar o imposto, poderão dividi-lo em até 10 vezes, desde que paguem dentro dos prazos estabelecidos.
Os carnês impressos serão entregues também em fevereiro, mas a consulta digital já foi liberada.
A cidade contará ainda com o Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública do Município, o REFIS. Vencido no dia 31 de dezembro, o projeto foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro e permitirá que os contribuintes renegociem dívidas referentes ai IPTU de anos anteriores.
A renegociação voltará a ser feita já nesta segunda-feira (6), por meio da reabertura do sistema. Aqueles que não estão em dívida com o município terão até 15% de desconto no IPTU 2020.