O mês de janeiro chegou e com ele a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Todos os estados brasileiros passarão a exigir o pagamento do tributo mediante seus calendários. As datas variam de acordo com cada região, porém os proprietários podem fazer a consulta IPVA 2020 na internet.
Apesar de funcionar de acordo com o que determina cada governo estadual, os carnês de pagamento do IPVA estão todos disponibilizados nos sites do Detran. Entretanto, é preciso acessar o portal da sua região, caso deseje fazer a consulta.
Leia também: IPVA 2020: Pagamentos começaram e você deve atentar para as datas
Online, você poderá conferir as datas e quantidades de cada parcela e terá a possibilidade de imprimir a guia de pagamento de forma automática. Para poder ter acesso não é necessário criar um cadastro.
Passo a passo consulta IPVA 2020
O exemplo para emitir o imposto e fazer a consulta IPVA 2020 será do estado de Pernambuco.
DETRAN PE
Ao abrir o portal, você tem a opção de fornecer a placa do veículo e automaticamente será informado sobre todos os débitos, multas e boletos em aberto.
Outra opção é selecionar a aba ‘como fazer’. Nela você precisa ir até a coluna ‘veículos’ e clicar em ‘licenciamento ipva’.
Na sequência, selecione a opção extrato de débitos e ao informar o número do Renavan terá acesso aos boletos.
Vale ressaltar que cada portal do Detran funciona de uma forma, mas todos, de modo geral, consistem na opção de serviços – imposto ipva – extrato de pagamento.
Cobranças e descontos
Os programas de descontos no tributo também vão variar de acordo com cada região. Há estados, como Minas Gerais, que estão oferecendo até 9% de desconto. Normalmente, a grande maioria gratifica os motoristas que optarem pela parcela única.
Já no caso daqueles que desejarem pagar o imposto em até três vezes, não necessariamente haverá reajustes.
Em Minas, na segunda parcela será possível uma isenção de 5%, caso os motoristas tenham pago os dois últimos IPVA dentro do prazo estipulado.
Além disso, há também programas de pontos como o Bom Pagador, que permite reajustes através da utilização do CPF em notas fiscais. Para ter acesso, basta acessar o site e informar a numeração das notinhas.
Ao calcular os pontos, é possível saber quanto será descontado. Os valores também variam por estado.