Rio Grande do Sul entra em bandeira preta! O que fica proibido de funcionar?

Rio Grande do Sul vive novo momento crítico com a covid-19. Nessa semana, o governo do estado informou que estará aplicando a bandeira preta em todos os municípios da região. Com o crescimento no número de contaminados pela pandemia, Eduardo Leite, atual governador, decretou o fechamento de uma série de atividades. Saiba o que funciona.

Rio Grande do Sul entra em bandeira preta! O que fica proibido de funcionar? (Imagem: Google)

Com os leitos hospitalares e UTI’s lotados, o Rio Grande do Sul acaba de entrar na bandeira preta do novo coronavírus.

Desse modo, visando conter o número de doentes, o governo estadual estará fechando uma série de serviços e reduzindo o horário de funcionamento de todas as cidades da região.

Até o próximo dia 7 de março serão aplicados rodízios para que comércios e demais serviços funcione evitando aglomerações.

A gestão estará aplicando uma série de protocolos e regras sanitárias, aplicando multa para aqueles que violarem as determinações.

Das 20h até às 5h dos próximos dias, serão suspendidas todas as atividades no estado. Restaurantes, lojas, shoppings, todos terão que fechar as portas. Até mesmo o serviço de transporte público ficará paralisado.

Sistema de rodízio no Rio Grande do Sul

Para quem atua no serviço público, apenas as equipes de saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização irão operar com 100% da equipe.

Nos demais setores, as atividades irão ocorrer com no máximo 25% dos trabalhadores em modalidade presencial.

Para restaurantes, o funcionamento ocorrerá apenas no modelo pague e leve, contando com 25% do total da equipe. A mesma determinação será aplicada para as lanchonetes, bares e restaurantes.

No comércio, seja ele de rua ou em shoppings, o funcionamento presencial permanecerá ocorrendo, porém o limite de restrição de pessoas deverá ser respeitado para garantir o distanciamento.

Na área de lazer, estarão fechados todos os parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. As academias e demais centros esportivos também não poderão funcionar.

Nos espaços públicos, os parques, praças, mar, devem ser utilizados apenas para a circulação. Será preciso respeitar o distanciamento e usar máscaras. A permanência e aglomeração fica proibida.

As atividades religiosas como missas e cultos poderão ocorrer com 25% dos trabalhadores, sendo necessária fazer a transmissão para o público seja por áudio ou vídeo.

Os bancos, lotéricas e similares ainda funcionaram, mas com o atendimento individual e apenas 50% dos funcionários.

Por fim, o transporte público deverá seguir circulando com apenas 50% da capacidade total permitida no veículo e de janelas abertas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.