Nesta quarta-feira (24), o governo federal realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre o IRPF 2021. A ideia é apresentar as regras, prazos e todas as funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.
Por conta da pandemia, a coletiva de imprensa será feita de forma online e os jornalistas poderão fazer perguntas através de aplicativo de mensagens no grupo “Coletivas”. Haverá transmissão do evento pelo canal do Ministério da Economia no YouTube.
É importante que todos estejam atentos às mudanças, afinal de contas, deixar de declarar o imposto pode trazer muitas dores de cabeça aos brasileiros.
Como ter acesso ao informe de rendimentos do INSS para o IRPF?
Vale ressaltar que o informe de rendimentos de 2020 já está disponível para que os beneficiários possam consultar. O informe é usado por aposentados e pensionistas para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021. Este documento pode ser acessado através da internet.
Existem duas opções: acessar pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas Google Play Store e Apple Store.
Caso não tenha acesso à internet, o beneficiário pode ligar para o INSS, através do número 135, e agendar a retirada do documento. Não esqueça de ter seus dados em mãos para facilitar o atendimento.
Passo a Passo de emissão pelo Meu Inss
1º passo – Seja pelo app ou pelo site, é necessário fazer login usando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha numérica de seis dígitos.
2º passo – Em seguida, ao ter acesso à página principal da plataforma, deve-se clicar na opção “Extrato de Imposto de Renda“. Escolha o ano desejado (no caso, 2020) e clique nos dados dos benefícios.
3º passo – Na tela seguinte aparecerá o documento e para finalizar basta baixar o arquivo em PDF.
Vale ressaltar dois pontos: a senha de acesso ao sistema é individual e intransferível. Sendo assim, não passe para ninguém que não seja de sua confiança. O segundo ponto é que o informe de rendimentos é o único documento que possui informações sobre os recebimentos pelo INSS.