Receita Federal anuncia regras e mudanças no IRPF 2021 nesta quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira (24), o governo federal realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre o IRPF 2021. A ideia é apresentar as regras, prazos e todas as funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Receita Federal anuncia regras e mudanças no IRPF 2021 nesta quarta-feira (24)
Receita Federal anuncia regras e mudanças no IRPF 2021 nesta quarta-feira (24) (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por conta da pandemia, a coletiva de imprensa será feita de forma online e os jornalistas poderão fazer perguntas através de aplicativo de mensagens no grupo “Coletivas”. Haverá transmissão do evento pelo canal do Ministério da Economia no YouTube.

É importante que todos estejam atentos às mudanças, afinal de contas, deixar de declarar o imposto pode trazer muitas dores de cabeça aos brasileiros.

Como ter acesso ao informe de rendimentos do INSS para o IRPF?

Vale ressaltar que o informe de rendimentos de 2020 já está disponível para que os beneficiários possam consultar. O informe é usado por aposentados e pensionistas para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021. Este documento pode ser acessado através da internet.

Existem duas opções: acessar pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas Google Play Store e Apple Store.

Caso não tenha acesso à internet, o beneficiário pode ligar para o INSS, através do número 135, e agendar a retirada do documento. Não esqueça de ter seus dados em mãos para facilitar o atendimento.

Passo a Passo de emissão pelo Meu Inss

1º passo – Seja pelo app ou pelo site, é necessário fazer login usando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha numérica de seis dígitos.

2º passo – Em seguida, ao ter acesso à página principal da plataforma, deve-se clicar na opção “Extrato de Imposto de Renda“. Escolha o ano desejado (no caso, 2020) e clique nos dados dos benefícios.

3º passo – Na tela seguinte aparecerá o documento e para finalizar basta baixar o arquivo em PDF.

Vale ressaltar dois pontos: a senha de acesso ao sistema é individual e intransferível. Sendo assim, não passe para ninguém que não seja de sua confiança. O segundo ponto é que o informe de rendimentos é o único documento que possui informações sobre os recebimentos pelo INSS.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Bartira Araújo
Bartira Araújo se formou em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (UniSanta) no ano de 2008. Trabalhou como editora do Portal Unisanta Online e redatora em agências de marketing. Atualmente produz matérias para o portal FDR e possui anos de experiência na área de loterias e jogos de aposta.