Os aposentados e segurados do INSS já podem conferir as datas que irão receber seus salários no próximo ano. O cronograma é referente a liberação dos auxílios de aposentadoria, pensão, auxílio-doença, salário maternidade e auxílio reclusão pagos pelo órgão.
Os depósitos dos benefícios seguirão sendo realizados com as mesmas regras de outros anos.
O calendário, prioriza o pagamento daqueles que recebem até um salário mínimo, que é de R$998 neste ano. Mas no próximo ano está previsto para ficar em torno de R$1.031.
Leia também: Auxílio doença do INSS é principal alvo do pente fino
Nesta categoria, de pagamento por um salário mínimo, o instituto realiza os depósitos com um grupo por vez.
Após o pagamento dessa primeira categoria, o instituto passa a pagar o segundo lote. Que beneficia os segurados do INSS que recebem mais de um salário mínimo. Neste caso, são pagos dois grupos por dia.
Além dessa segmentação para o pagamento, é levado em consideração também o número do cartão, que influencia na ordem de saque. Pois o INSS utiliza o último número da inscrição, sem contar com o dígito, para organizar a tabela.
Calendário de pagamento para segurados do INSS
O primeiro grupo já irá receber o seu benefício no dia 27 de janeiro. As datas de pagamento para os beneficiários que recebem um salário mínimo seguirá até o dia 7 de fevereiro.
Para os pensionistas que ganham acima disso, o crédito só irá se iniciar no dia 3 de fevereiro.
Caso a data de pagamento caia em feriados ou finais de semana entrará na conta dos assegurados no dia seguinte.
Os correntistas precisam ficar atentos ao prazo para a retirada do dinheiro, que é de até 60 dias após o depósito.
Caso o segurado do INSS não faça o saque durante esse período estipulado, o dinheiro será devolvido para o Instituto.
Se isso acontecer, será necessário que o beneficiário realize a solicitação do depósito novamente. Por meio dos canais de atendimento online ou presencial.
Informando dados como nome e CPF. Ao logar no Meu INSS, o segurado precisa escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”.
Logo em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.
Por telefone, na central 135, o segurado pode ter atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita se feita de telefone fixo e de celular será cobrado o preço de uma ligação local.