- Programa do governo oferta vagas no mercado de trabalho;
- Interessados devem estar inscritos no cadastro único;
- Cursos de qualificação são ofertados de forma gratuita.
Brasileiros podem contar com programa do governo federal para retomarem suas vagas no mercado de trabalho. Com o desemprego em alta devido à crise econômica do novo coronavírus, parte significativa da população vem buscando formas de arrumar uma oportunidade de emprego. Abaixo, conheça o programa federal que otimiza esse processo.
Intitulado de Progredir, o projeto funciona em todos os estados do país e tem como principal base de dados o CadÚnico. Seu principal objetivo é ofertar qualificações de modo que a população consiga se inserir no mercado de trabalho.
Para garantir a eficácia da proposta, o governo vem atuando em três linhas de frente. A primeira é a intermediação de mão de obra, onde há um dialogo entre servidores e contratantes para antecipar as contratações e consultorias que otimizem a elaboração dos currículos.
A segunda é a de qualificação profissional, onde o participante ganha a oportunidade de se especializar e melhorar seu currículo de modo que tenha mais chances nas seleções de emprego.
A última é a de empreendedorismo, onde a população passa a ter acesso a consultorias que as incentivem e eduquem a desenvolver seus próprios negócios. Saiba mais detalhes de cada uma delas.
Intermediação de mão de obra
Nessa categoria o governo desempenha as seguintes funções objetivando ensinar o trabalhador a se colocar no mercado:
- Ferramenta para elaboração de currículos;
- Identificação do perfil dos candidatos;
- Cruzamento dos perfis dos candidatos e das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras;
- Encaminhamento para o mercado de trabalho;
- Qualificação profissional.
Nesse caso, são oferecidos alguns serviços de base educacional para que o cidadão tenha a oportunidade de estudar e melhorar suas experiências. Para a categoria há cerca de:
- 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária;
- Ferramenta online de localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para apoiar o acesso a cursos de formação profissional;
- Oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias;
- Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
- Bolsas para Agentes de Inclusão Digital.
Empreendedorismo
Por fim, na categoria de empreendedorismo o governo investe cerca de R$ 3 bilhões ao ano para que o segurado possa expandir seu negócio. Entre os serviços, são ofertadas linhas de créditos e benefícios como isenção de impostos.
Quem pode se candidatar no Programa Progredir?
Segundo as regras do próprio governo federal o projeto contempla todos os brasileiros que estiverem registrados no Cadastro Único. Não há limitações no que diz respeito a situação familiar e de renda, desde que o cidadão se enquadre nas normas do CadÚnico.
Os segurados do Bolsa Família, por exemplo, têm o direito de participar do projeto sem perder suas mensalidades.
Como se candidatar?
A primeira etapa é criar um cadastro no portal do projeto. Para isso basta seguir as etapas listadas:
- Acesse o Portal do Progredir para se cadastrar.
- Clique em “novo cadastro”.
- Preencha seus dados igual está no Cadastro Único.
- Insira seu e-mail e senha.
- Clique em “Efetuar Login”.
Aplicativo Progredir
Além do site, o governo disponibiliza ainda um aplicativo para celulares com sistema IOS ou Android. Na ferramenta é possível acompanhar as ações disponíveis, oficinas, atividades de inclusão, cursos de qualificação e até mesmo solicitar o microcrédito.
É importante ressaltar que a participação em todos os serviços do Progredir deve ser feita de forma gratuita. O governo reforça que qualquer empresa que venha a oferecer serviços em nova do projeto e passe a cobrar mensalidades deve ser denunciada.
Quais são as ações de Qualificação ofertadas pelo Progredir?
- Educação Financeira;
- Inclusão Digital;
- Cursos disponibilizados pelos parceiros em diversas áreas de conhecimento;
- Cursos do Pronatec.
Demais informes
Para saber mais informações sobre o projeto basta acessar sua página oficial. Nela é possível esclarecer ainda dúvidas sobre as linhas de crédito, triagem para candidatura de vagas e mais.
Já em nosso portal, você pode acompanhar os dados acima e também se atualizar sobre novas chamadas seletivas. Há ainda nossa página exclusiva com vagas de emprego, acompanhe.